Arte brasileira do século xix

Páginas: 17 (4039 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX: O NEOCLASSICISMO

O Brasil no século XIX passa por suas mudanças mais profundas. No império, o estilo neoclássico contribui para divulgar de forma idealizada, as grandes conquistas do país. A Academia Imperial de Belas Artes vai marcar uma nova fase no método de ensino, baseado exclusivamente nas teorias neoclássicas.
A arte brasileira, antes, incentivadaprincipalmente pela igreja católica, baseava sua produção ao redor do tema religioso, no século XIX com o advento da arte neoclássica, retorna aos antigos temas clássicos, voltados para o homem.
O texto pretende analisar de forma preliminar o neoclassicismo no Brasil e sua importância para o país no século XIX.
PALAVRAS-CHAVE: Neoclassicismo, Arte brasileira, Academia Imperial de belas Artes.
ACHEGADA DA MISSÃO ARTISTICA FRANCESA NO BRASIL
O inicio do séc. XIX no Brasil é marcado com a chegada do príncipe regente e da corte portuguesa no ano de 1808, estabelecida no Rio de janeiro, esse estado a partir de então, por ordens de D. João VI, começa a passar por suas mais profundas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais com o objetivo de igualar o Brasil aos paísesEuropeus:
Como o Rio de Janeiro era, desde 1808, a nova sede do Império, Dom João VI devia dotar a cidade de uma infra-estrutura que refletisse, substancial e simbolicamente, a grandeza da monarquia européia. Dedicando o segundo decênio do século XIX á transformação da antiga colônia em reino, o regente toma certo número de medidas que permitem ao Brasil reduzir sua dependência de Portugal.(Albuquerque, A. C.; Duque, A. F.; Soares, R. A Pintura em Foco: O Neoclassicismo em uma Abordagem Historiográfica. Ano. II, N. 1, p. 5. 2008).
No âmbito artístico, a maior mudança aconteceu com a chegada, em 26 de março de 1816, da missão artística francesa, um grupo de renomados artistas, sob a liderança de Joachim Lebreton, que vieram ao Brasil com o propósito de fundar uma Academia Imperial de BelasArtes e atualizar o cenário artístico brasileiro, que ainda se encontrava ligado à arte colonial de grande cunho religiosa. Efetivamente, esta academia seria inaugurada somente em 1826, entretanto, mudou a concepção estética do país, disseminando um ensino baseado nos idéias do neoclassicismo, conforme aponta Pereira (2008:15), “A Academia inaugurou no país o ensino artístico em moldes formais, emoposição ao aprendizado empírico dos séculos anteriores.”
Faziam parte da missão o pintor e desenhista Jean-Baptiste Debret, o pintor especialista em paisagem Nicolas Antoine Taunay, o gravador Charles Simon Pradier (que logo regressaria à França em 1818), o escultor Auguste-Marie Taunay, o arquiteto Grandjean de Montigny e admitidos posteriormente os dois escultores e gravuristas Marc e ZépherinFerrez. Da procedência desta missão, destacam-se duas:
A primeira afirma que, por sugestão do conde da Barca, o príncipe Dom João requer ao marquês de Marialva,[...] a contratação de um grupo de artistas capaz de lançar as bases de uma instituição de ensino em artes visuais na nova capital do reino. [...] Marialva chega a Lebreton, que se encarrega de formar o grupo. A outra versão afirma que osintegrantes da missão vêm por iniciativa própria, oferecendo seus serviços à corte portuguesa. [...] partidários de Napoleão Bonaparte, os artistas se sentem prejudicados com a volta dos Bourbon ao poder. Decidem vir para o Brasil e são acolhidos por D. João [...]
A ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES
O ensino na Academia Imperial de Belas Artes, com uma instrução voltada aos fundamentadosdo estilo neoclássico, proporcionou aos alunos o conhecimento da produção técnica da obra de arte, além de ampliar o repertório cultural e atualizar o cenário artístico brasileiro com a Europa:
O modelo de ensino da Academia Imperial seguia os cânones da Ecole des Beaux-Arts, de Paris. Seus primeiros professores traziam na sua formação os conceitos e fundamentos da tradição neoclássica francesa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Arte Brasileira no Século XIX
  • Economia brasileira no seculo xix
  • A sociedade brasileira do século xix
  • Arte da guerra no século xix
  • A Arte no século XIX
  • Arte no Brasil Século XIX
  • A arte no século xix
  • Arte Brasileira no século xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!