Arte bizantina

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
-------------------------------------------------
Arte Bizantina
-------------------------------------------------
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística decaráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
História
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senadoconstantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu acapital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.
Omovimento viveu o seu apogeu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano I ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclasta e que consiste na destruição de qualquer imagem santadevido ao conflito político entre os imperadores e o clero.
Após a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro da arte bizantina que se estendeu até o fim do império no século XV. No entanto,reminiscências desta arte permaneceram embutidas dentro da religião ortodoxa e em regiões como a Rússia que receberam grande influência da cultura bizantina. A arte bizantina era voltada para o lado religioso,ou seja, tudo era relacionado com a igreja.

Características
1. Uso de materiais nobres;
2. Ênfase no colorido;
3. Arte de profundo caráter religioso;
4. Construção de igrejas espaçosas emonumentais;
5. Destaque para o uso de marfim nas esculturas;
6. Larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa.
Mosaico
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • A arte bizantina
  • Arte Bizantina
  • A arte Bizantina
  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • Arte Bizantina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!