Arte Bizantina e Gótica

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
 Arte Bizantina
No começo do século II, o grande Império Romano já estava em declínio, e no século III sua política degenerou em caos. Quando o imperador Diocleciano dividiu o império em dois, separando o Oriente do Ocidente. No século V o Império Ocidente sucumbiu aos bárbaros germânicos. No Oriente, em Bizâncio, emergiulentamente um novo Império Cristão, que durariam mil anos, e com ele uma nova forma de arte, nascida do cristianismo.
A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino procurava fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo em que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava emnome de Deus.
A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período. O regime era teocrático e o imperador possuía poderes administrativos e espirituais; era o representante de Deus, tanto que se convencionou representá-lo com uma auréola sobre a cabeça.
O apogeu da cultura bizantinaocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.
O artista que criou Justiniano e sua comitiva deu-se uma imagem grandiosa e altiva do que era o soberano Bizantino de meados do sec. VI, esguio, imperioso e distante, Justiniano é mostrado com seu bispo, seu clero e uma parcela de seu exercito, uma união de forças entre a Igreja e Estado.
Cristocomo governante do universo, A mão direita de Cristo está levantada num gesto de bênção, característico do cristianismo ortodoxo oriental. Cristo tem um Evangelho na mão esquerda, abaixo dele a virgem entronizada com o menino e as figuras eretas dos arcanjos e santos são menores. Pantocrator (Παντοκράτωρ) é uma palavra de origem grega que significa "todo-poderoso" ou "onipotente".
A Virgem e oMenino entronizados entre s. Teodoro e s. Jorge, Maria tem os olhos muito abertos que representa um coração puro, é uma mulher de visão capaz de ver Deus, é para nós que a Virgem dirige seu olhar severamente maternal. Os dois santos são muito caros à tradição da Igreja Oriental: s. Jorge, o venerável matador de dragões (sua espada está embainhada) e s.Teodoro, outro guerreiro, hoje menos familiar anós.
Período iconoclasta, em 730, o imperador LeãoIII tornou ilegais quaisquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, dos santos e anjos, assim os iconoclastas cuidaram para que a arte religiosa se restringisse a imagens não humanas, com essas limitações houve emigração dos artistas bizantinos para o Ocidente.
A partir de 843, quando a lei foi revogada e as imagens humanas voltaram a sertoleradas, o restabelecimento do contato com os artistas do Ocidente produziu uma renovada influência das qualidades formais e ilusionísticas clássicas.
Madona de Vladimir, foi provavelmente pintada em Constantinopla no séc. XII e mais tarde levada à Rússia. A posição da Virgem e do Menino, com seus rostos tocando-se ternamente, introduz um novo tom na arte sacra, antes as duas figurasapareciam como símbolos da fé cristã, em que Cristo e Sua Mãe não tinham nenhuma proximidade emotiva, já aqui eles aparecem em íntimo relacionamento humano.
Chegou à Rússia em 1131, como presente para o grão-duque de Kiev; em 1155, o filho do duque levou-o para Vladimir. Quando os cavalos que o transportavam empacaram perto de Vladimir, recusando-se a continuar caminho, isso foi interpretado como sinalda Mãe de Deus, que queria que seu ícone ficasse ali. Para abrigá-lo, foi erguida naquele exato lugar uma Catedral da Assunção e o ícone passou a ser chamado Theotokos de Vladimir.
Arquitetura da Arte Bizantina
Mesquita de Santa Sofia Hagia Sophia, significando "Sagrada Sabedoria"
Construída em seis anos pelo imperador Justiniano em 532 DC . A Santa Sofia foi originariamente a maior igreja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Bizantina, Gótica e Romanica
  • Arte bizantina, paleocristã, românica, gótica e renascentista
  • Arte no paleolítico e neolítico, arte no antigo egito, arte na grécia antiga, arte na roma antiga, arte...
  • arte bizantina
  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • A arte bizantina
  • Arte Bizantina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!