Arte Barroco

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
TRABALHO

DE

ARTES

ESCOLA ESTADUAL
IRMÃ DIVA PIMENTEL.



ALUNA: Stefany Pierina A. Damascena
PROFESSORA: Creuza
SERIE: 7º Ano “ B”





Barra do Garças 23 de Abril de 2014



SUMARIO.


Período e Localização.
Principais Características.
Principais Artistas e Obras.
Características Regionais.
Imagens.









Apresentação.




No final do séculoXVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pé, irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumental idade das dimensões, opulência das formas e excesso deornamentação



















PERIODO E LOCALIZAÇÃO.

O Barroco no Brasil foi o período Artístico dominante durante a Mario parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. Fez sua aparição no pais no inicio do século XVII, introduzido por missionários católicos, especialmente Jesuítas, que para lá de dirigiram a fim de catequizar e aculturaros povos indígenas. No contexto da colonização Portuguesa daquelas terras vastas e virgens, descobertas pelos europeus há mais ou menos cem anos. Ao longo do período colonial vigorou uma intima associação entre a Igreja e o Estado, umas como na colônia não havia uma corte que servi-se de mecenas, como as elites não se preocupavam em construir palácios ou patrocinar as artes profanar senão no fimdo período , e como a religião exercia enorme influencia cotidiano de todos, deste conjunto de fatores deriva que as vastas maioria do legado barroco brasileiro esteja na arte sacra: Estatuária, Pintura e Obras de Talha para decoração de Igrejas e Conventos ou para culto privado.
O Barroco nasceu na Itália na passagem do século XVI para o século XVII, em meio a uma das maiores crises espirituaisque a Europa já enfrentaria a reforma Protestante que surgiu a antiga unidade religiosa do continente e provocou um rearranjo político internacional e que a Igreja católica, outrora toda poderosa, perdeu força e espaço. Foi um estilo de reação contra o classicismo do Renascimento, cujas bases agravam em torno da simetria da proporcionalidade, da economia, da racionalidade e do equilíbrio formal.PRICIPAIS CARACTERISTICAS.

As características mais típicas o barroco, descrito usualmente como um estilo dinâmico, narrativo, ornamental, dramática, cultivando os contrastes e uma plasticidade sedutora vinculam um conteúdo programático articulado com requintes de retórica e grande pragmatismo. A arte barroca brasileira foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins aoque foi posta a servi; além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes europeus pelos neófitos, primeiro índio, logo em seguida negros, mas também fomentava o cultivo e confirmava a fé e as tradições dos conquistadores cristãos, que haviam chegado para dominar e explorar todo este grande território, impondo-lhe sua cultura como o passar do tempo,os elementos dominando, neste caso mais o negro do que o índio, mais os artesão populares de uma sociedade em processo de integração e estabilização, começaram a das ao barroco importado da Europa feições novas, originais e por isso considera-se que essa aclimação constitua um dos primeiros testemunhos da formação de uma cultura genuinamente nacional.



PRINCIPAIS ARTISTAS E OBRAS.

Opoema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, e um dos seus marcos iniciais atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com o orador Sacro Padre Antonio Vieira, e nas artes Plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho e Mestre Ataíde. No campo da arquitetura esta escola se enraizou principalmente no Nordeste e em Minas Gerais, mas deixou grandes e numerosos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artes e barroco
  • barroco arte
  • Arte Barroco
  • Arte Barroco
  • arte barroco
  • Historia da Arte Barroco
  • Arte
  • Arte Barroco Mineiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!