Arte barroca em pernambuco

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
BARROCO EM PERNAMBUCO

O barroco em Pernambuco não pode ser apenas sintetizado pelas pedras de cantaria e entalhes monumentais. Historicamente, foi um processo de dominação, da busca pelaonipotência da coroa portuguesa e delimitação de espaços terrestres e imaginários. No entanto, quem as ergueu, quem as frequentavam, os religiosos que as dirigiam, os senhores e até mesmo o povo paupérrimo, quebancavam as despesas com reformas e construções, compõem um panorama antropológico da arquitetura barroca.
A arte barroca (séc. XVII e XVIII) que se desvela dentro de uma historicidade, estabelecidacomo ideologia religiosa (em defesa da Contrarreforma), política (poder Absolutista), colonialista – empregada como missão de persuasão e aculturação (domínio de ânimos dos colonizados) – e criadapela Igreja Católica, respaldada pelo Concílio de Trento (1563) que ditou as regras dessa arte, transforma a estética em objeto de propaganda de um status quo e em manutenção da ordemsocial-política-religiosa. Em solo pernambucano, os portugueses trouxeram a ideologia, o esboço da sua arte barroca. Não foram inócuos, mas a própria região deu conta de trabalhar o estilo Barroco com característicaspeculiares.
Olinda, a primeira capital, com seus belos monumentos, erguido entre manguezais pelos portugueses como o Mosteiro de São Bento, o Convento dos Franciscanos, são respeitados pela cidadenova. Desse modo, tornou-se um simples arrabalde.
Devido a ocupações e invasões, o traçado arquitetônico tanto em Recife como em Olinda acompanhava esses dois fatores. Ora conservados, ora destruídos. Ahibridez entre a vitória dos vencedores e o fracasso dos vencidos resultou em novas igrejas e no desgaste de vários monumentos causado pelos conflitos. Em 1654, os holandeses foram expulsos. Comoconsequência das batalhas deixou Recife arrasada. Dos escombros, a cidade se ergueu atrelada ao Barroco. Igrejas setecentistas surgiram à beira das águas dos canais e dos rios.
A observação dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte barroca
  • Arte barroca
  • Arte Barroca
  • a arte Barroca
  • Arte Barroca
  • Arte barroca
  • A Arte Barroca
  • ARTE BARROCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!