Arte Abstracta

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Resumo


A Arte Abstracta (1910-1933)

- A arte abstracta tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e o significado que esseselementos podem sugerir ao espírito. O Abstraccionismo apresenta várias fases, sendo as principais: a lírica e a geométrica.
- Na Alemanha surge o movimento denominado "Der blaue Reiter" (OCavaleiro Azul) cujos fundadores são: Kandinsky, Franz Marc e Paul Klee.
- Primeira Aguarela Abstracta – primeira pintura abstracta de Kandinsky.
- Na abstracção lírica, as formas e cores são criadasimpulsivamente, no livre curso da emoção, com absoluto predomínio do sentimento. Em contacto com o real ou com a natureza, o artista expressa uma emoção em lugar de representar uma imagem criada oucomposta intelectualmente.
- A arte abstracta surge com base na ideia de Einfühlung, onde se deveria explicar a obra pelas sensações que as formas despertam de modo intuitivo e “empático”.
-Aprincipal característica era que uma obra de arte não precisava ter lógica ou algum sentido para querer dizer alguma coisa, pois as formas, as cores, as texturas, etc, deveriam viver por si só.
- Osabstraccionistas convertiam e baralhavam a realidade física e o tempo.
- Este movimento foi muito importante por ter sido uma grande evolução para aquela altura, a mensagem da arte abstracta eravigorosa e abriu o caminho para o desenvolvimento de outras correntes.
- Teve como principais artistas: WASSILY KANDINSKY (1866-1944) e PAUL KLEE (1879-1940).
- Kandinsky concebe a pintura abstractacomo comunicação espiritual e simbólica em resultado de uma “necessidade interior”, estabelece a analogia entre a expressão pictórica e os ritmos musicais, enquadrando a obra numa dimensão orgânica efilosófica de tendências líricas.




Suprematismo

- É uma pintura com base nas formas geométricas planas, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são: retângulo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Abstracta como Arte Democrática
  • Arte sem arte
  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!