ART NOUVEAU

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
 ART NOUVEAU

1) Qual a relação entre William Morris e o arts and crafts com a art nouveau?
Arts and crafts foi um movimento estético que surgiu na Inglaterra e defendia o artesanato criativocomo alternativa a mecanização e a produção em massa, fazendo frente aos avanços da indústria, liderado pelo socialista e medievalista William Morris. Porém, com o tempo, William percebeu que anegação da demanda industrial era impossível, abrindo caminho para a síntese entre a arte e a indústria, o que marcou a art nouveau. Nesse movimento, os artistas organizaram novas concepções entre osornamentos e formas arquitetônicas influenciados pelo arts and crafts; uma nova geração de decoradores e artesãos se apropriaram dos materiais popularizados devido a industrialização para criar um novo tipode desenho.

2) Quais os elementos decorativos característicos da art nouveau?

O movimento tem como características típicas: exuberância decorativa, formas ondulantes, contornos sinuosos, linhasintensas traçadas, figuras geométricas e composição assimétrica. Os artistas tem como inspiração a natureza, e procura harmonizar suas formas. Na Arquitetura, hipérboles e parábolas em janelas, arcose portas são comuns e molduras decorativas crescem em formas derivadas de plantas.



3) O que é a "obra de arte total" que a art nouveau buscava?

A obra de artetotal que a Art Nouveau buscava, englobava arquitetura, design de interior, artes decorativas que incluíam joias, móveis, têxteis, prata e outros utensílios e iluminação, e as artes visuais. A arte deviaser um estilo de vida, de acordo com a filosofia do movimento. Os artistas queriam combinar belas artes até com objetos utilitários.

4) Qual a contradição na art nouveau que levou muitosarquitetos a se afastarem dela?

Primeiramente, pelas dificuldades encontradas para tornar a realidade em sentido científico; em segundo lugar estava a dificuldade em expressar numa linguagem as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Art Nouveau
  • Art nouveau
  • Art nouveau
  • Art Nouveau
  • Art nouveau
  • ART NOUVEAU
  • Art nouveau
  • Art nouveau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!