Art Nouveau

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
Contexto Histórico
Com a chegada da Revolução industrial a produção e consumo de produtos aumentaram em grande escala com a produção acelerada e em massa os produtos acabam por perder o detalhismoe cuidado que antes havia nos manufaturados. Por volta de 1830 o governo britânico incentivava a criação de escolas que preparassem profissionais para solucionar esse problema, que aliassem Design e aprodução industrial.
Porém Críticos de arte se opunham a essa intervenção da indústria nas artes, alegando um atentado a liberdade de formas, cores e ideias, podemos dizer que então se inicia umaideia de Art Nouveau, a contrariedade a "ditadura" da sociedade industrial.
Incentivado pelos ideais de John Ruskin, um dos maiores críticos que defendiam a arte e era contra o padrão industrial, ojovem William Morris percebeu que não se poderia simplesmente impedir a demanda industrial, e começou estudos para criar uma síntese entre arte e indústria que marcou a era do Art Nouveau.
Com o passardo tempo, uma nova geração de decoradores e artesãos usaram os matérias agora popularizados pela indústria, tais como ferro, vidro etc. para dar mais beleza a suas obras. Influenciados pelo Arts&Crafts pelas artes decorativas, as iluminuras medievais e a arte oriental, esses artistas do final do século XIX organizaram novas concepções entre os ornamentos e formas arquitetônicas de definir o queviria a ser o Art Nouveau.
Tecnologia e Materiais
O Art Nouveau foi um movimento que revolucionou o universo das artes, trazendo várias novas maneiras de se trabalhar e vários novos produtos comquais se trabalharem, principalmente na Arquitetura, como antes citado, o metal o vidro são os principais da lista, esses matérias permitiram a criação de obras que antes podiam apenas ser imaginadas.Devemos também frisar que as opções desse estilo estavam manifestadas na escolha de materiais que se afastavam da matéria-prima comumente encontrada nas obras da época.
Os materiais deveriam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ART NOUVEAU
  • Art Nouveau
  • Art nouveau
  • Art nouveau
  • Art Nouveau
  • Art nouveau
  • ART NOUVEAU
  • Art nouveau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!