Art deco

Páginas: 16 (3968 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Estudo comparativo entre arquitetura: Eclética, Art Decó e Modernista.



Introdução


No Brasil, a arquitetura eclética foi uma tendência dentro do chamado academicismo, propagada pela Academia Imperial de Belas Artes e pela sua sucessora, a Escola Nacional de Belas Artes, ao longo do século XIX. Assim, o ensino arquitetônico acadêmico no Rio de Janeiro, que inicialmente privilegiouo neoclassicismo, mais tarde adotou o ecletismo de origem europeia. Em paralelo surgiram instituições artísticas em outros lugares do Brasil também comprometidas com a arquitetura eclética, como o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

O Art Deco é o estilo que antecede o modernismo, na verdade foi a transição de dois momentos bem distintos: o eclético e o moderno. Seu nome teve origem na ExposiçãoInternacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas que ocorreu em Paris em 1925. Numa época em que o estilo eclético já não dava mais conta de produção que o século XX demandava, emerge o Art Deco, com suas formas menos rebuscadas e mais geometrizadas.
Teve sua abrangência limitada, difundindo-se mundialmente, porem não abarcou a totalidade da produção de uma época ou região.

AArquitetura moderna no Brasil foi a produção ocorrida no período 1930-1960. Recebe a influência direta do movimento moderno europeu e mais especificamente de Le Corbusier.
Foi um movimento artístico e cultural, teve seu inicio na Europa e começou a se difundir no Brasil a partir da primeira década do século XX, através de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna,realizada em 1922. O movimento deu início a uma nova fase estética na qual ocorreu a integração de tendências que já vinham surgindo, fundamentadas na valorização da realidade nacional, abandonando as tradições que vinham sendo seguidas, tanto na literatura quanto nas artes.






Eclética




1. Sobre qual monumento ou edifício pesquisou?
O Teatro Municipal de São Paulo.

2.Quando foi iniciada e finalizada sua construção? E onde foi construído?
Foi construído na Praça Ramos de Azevedo em São Paulo. As obras foram iniciadas em 1903 e finalizadas em 1911.

3. Quem foi ou foram os responsáveis por ela? (tanto o responsável pela encomenda como o responsável pela realização)
Os responsáveis pela execução foram os arquitetos: Cláudio Rossi e Domiziano Rossi e oengenheiro Ramos de Azevedo. O responsável pela encomenda foi o então prefeito da cidade, Antônio Prado.

4. O que motivou sua construção? (Ou, porque foi construído?).
O gosto pela música erudita já havia sido formado por influência da Corte no Brasil, tendo grande impulso durante reinado do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina. Vários teatros foram construídos ao longo dacosta brasileira e interior do Brasil. Na cidade de São Paulo, pequenos teatros cumpriam a tarefa da recepção de companhias internacionais que se apresentavam num circuito já bem conhecido: Manaus, no Teatro Amazonas, Belém, no Teatro da Paz, Rio de Janeiro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Teatros como o Teatro Provisório Nacional, Teatro Politeama, Teatro Minerva, Teatro Apolo, assim comoo melhor deles o Teatro São José, participavam deste circuito.
Iniciam-se no ano de 1895, as discussões sobre a construção de um teatro especificamente para ópera com um projeto enviado para a Câmara Municipal que tramita sem sucesso. Em 1898, o Teatro São José foi destruído por um incêndio; a Câmara Municipal lança incentivo para o empreendimento da construção do novo teatro, mediante aisenção de impostos. O empreendimento será efetuado quando a concessão para isenção de impostos é estabelecida em 50 anos, neste momento, o Escritório Técnico de Ramos de Azevedo apresenta a proposta de construção. Outra proposta já havia sido apresentada por Cláudio Rossi ao primeiro prefeito Antônio Prado que faz a aproximação entre o Escritório Técnico de Ramos de Azevedo.

5. Quais são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ART DECÓ
  • Art déco
  • Art Déco
  • Art deco
  • Art deco
  • Art decó
  • art deco
  • ART DECÓ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!