arsenio

Páginas: 3 (658 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2014
 Lima Lira
O arsênio, elemento químico de símbolo As e número atômico 33, é por muitas vezes considerado um semimetal ou metalóide por possuir características físicas e químicas pertencentes tantoaos metais quanto aos não metais. Porém, como não é claramente definido o grupo dos metalóides, as novas tabelas periódicas o classificam como não-metal.
Possui massa atômica 75 u e apresenta-se, nascondições ambiente, sólido. Sua aparência varia de acordo com oestado alotrópico  em que se encontra: cinza metálico (α, forma mais estável) para o estado romboédrico, amarelo para o estado em quevapor arsênico sofre resfriamento rápido (forma γ) ou preto (forma β). Dentre estes estados, apenas o cinza metálico possui brilho e o amarelo fosforescência. E o arsênio α é o único a ser condutorintermediário de eletricidade; os outros são péssimos condutores.

Arsênio isolado
Seu consumo é extremamente prejudicial, e a ingestão recomendada é de, no máximo, 15μg. Sendo que, essa quantidade nãodeve ser inserida no organismo com o arsênio puro, mas naturalmente no consumo da carne vermelha, peixes e crustáceos.
Uma dose extra de arsênio pode ocasionar desde vômitos e indisposições, acânceres. O principal motivo de muitas pessoas serem contaminadas com esse elemento é o consumo de águas subterrâneas extraídas de poços não vistoriados. Um grande exemplo disso foi a contaminação em massaem Bangladesh (Índia), onde estima-se entre 20 e 75 milhões o número de infectados com arsênio em águas consideradas potáveis.
Ocorrência

Arsênio sob forma de sulfeto
O arsênio é muito raro e nãose apresenta puro na natureza, mas sob forma de sulfetos e em minérios de antimônio. Seus estados de oxidação -3, +3 e +5 o fazem ser altamente reativo com cloro e outras substâncias oxidantes(comoácido nítrico).
No Brasil, é encontrado nas piritas (minérios de ferro e enxofre) em jazidas deouro, especialmente no estado de Minas Gerais. No resto do mundo as maiores evidências de arsênio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arsênio
  • arsênio
  • Arsênio
  • Arsenio
  • arsenio
  • Arsênio
  • ARSENIO
  • O ARSÊNIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!