ARS NOVA E ARS ANTIQUA

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015
ARS NOVA E ARS ANTIQUA
1. ARS ANTIQUA
- Catedral de Notre Dame – Início da Construção em 1163. Em 1180 começa a prestar serviços. Há um controle menos rigoroso da música.
- Organum em Notre Dame: Paris se torna um importante centro musical. As partituras do organum eram pertencentes aos compositores da Escola de Notre Dame, e alcançaram um admirável estágio de elaboração. Seus dois nomes dedestaque são Leonin e Perotin.
http://www.360cities.net/pt/image/cathedrale-notre-dame-de-paris#58.00,-17.00,70.0
(Notre Dame visita 3D)
- Leonin – Foi o primeiro mestre de música da Catedral, de 1180 até 1201 aproximadamente). Ele escreve o organum a 2 vozes, melismático. - Magnus Liber Organum. Contém graduais, aleluias e responsórios.
Uma vez escolhida a música, ele considerava tenor a parte quetivesse apenas uma ou duas notas em cada sílaba, com notas extremamente longas. É bem possível que os tenores de Notre Dame fossem auxiliados por instrumentos ou substituídos devido a este fato. Acima dessa linha, ele escrevia um solo com o nome de Duplum, com notas mais rápidas e mensuradas, como era feito no organum melismático.
Quando o compositor chegasse a um segmento do canto original demelisma, ele poria o tenor também dentro do ritmo do duplum, usando as notas deste segmento, agora em andamento mais rápido. A isso deu-se o nome de ESTILO DESCANTE e a parte do organum onde isso acontecia era a CLAUSULA.
https://www.youtube.com/watch?v=ayFq9xOCBos – Benedicamus – Leonin (livro, pg. 16)

- Perotin – Trabalha na Catedral entre 1190 e 1236. Revisa o Magnus, acrescentando mais vozes –Triplum, Quadruplum. No moteto final (clausula = partituras em estilo descante de um fragmento de cantochão, criadas como substitutas modernas para passagens de organum na polifonia de Notre Dame), insere letras = Motetos (mot = palavra em frânces). Isso dá início a criação de motetos livres fora da igreja, as vezes com mais de um idioma sendo cantado ao mesmo tempo, e com até 3 vozes.https://www.youtube.com/watch?v=qqPs8_Svg80 – Je Languis – Moteto (livro, pg. 17)


Conductus - Cântico de procissão usado para acompanhar o padre, conduzindo-o em seus movimentos pela igreja. O compositor, ao invés de toma emprestado do cantochão a parte do tenor, escreve uma melodia própria. Sobre a parte do tenor, adiciona vozes. Difere do moteto por usar o mesmo texto em todas as vozes. Ele origina atroca de vozes.
Sai da igreja e vira música secular.
Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=WSdfGble0i0 – Veris Ad Imperia (secular)

- Modos rítmicos – 1240 – Johannes de Garlandia – escreve tratado que atesta os modos rítmicos. Chama-se De Mensurabile Musica (base da polifonia de Notre Dame). Até aqui não havia ritmo. Com a subdivisão ternária, propõe a existência da MÁXIMA = 2 LONGAS, LONGAPERFEITA E IMPERFEITA; BREVE PERFEITA E IMPERFEITA E SEMIBREVE. Coloca o ponto para dividir as perfeições. Foi um sistema que não foi usado, mas originou outros. São 6.

2. ARS NOVA – Por volta de 1322 – berço de ideias para o futuro.
- Privilegia da música profana.
- Conceito da figura musical com valor próprio, mas ainda é o texto que determina o ritmo.
- aceitação da subdivisão em 2
- Músicaficta - música falsa, originária de um segredo profissional, que não era escrito na partitura. Eram melodias com uso de acidentes.
- Desenvolvimento do Falso bordão na Inglaterra por Dunstable - líder da arte nova.
Conceito de falso bordão: basicamente são acordes com a 3ª no baixo. Passa a usar a terça e a quinta como consonâncias, iniciando a fase do renascimento em 1453, com a queda deConstantinopla e a morte de Dunstable.
Ele começa a pensar no verticalismo. Trabalha suavidade e elegância na linha melódica. Frases cantáveis. Falso bordão e tríades.
- Tratado de Vitry – Seu livro Ars Nova consolidou inovações, como o uso da mínima e de outras notas breves. Compilação de teorias musicais.
Vitry: 1291/1361 – era padre.
- Machaut – compõe a Missa de Notre Dame. Era composta por 4...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ars Nova
  • Ars Nova E Tratado De Vitry
  • Novas Tecnologias De Uso Do Ar Comprimido
  • O que é o AR?
  • sem ar
  • ar comprimido
  • preparação ar
  • Ar e atmosfera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!