ARRTIGO ARITMÉTICO E CRIPTOGRÁFICO

4023 palavras 17 páginas
JULIANA APARECIDA DA SILVA

ARTIGO ARITMÉTICO E CRIPTOGRÁFICO

Artigo apresentado a Universidade Tiradentes como um dos pré – requisitos de avaliação na disciplina Álgebra I

ARACAJU-SE
2013

Resumo
A aritmética modular é uma das ferramentas mais importante ao serviço da álgebra e da teoria dos números. No nosso dia-a-dia, lidamos constantemente com aplicações diretas desta aritmética, um exemplo disso são os números de identificação. Neste trabalho, iremos focar-nos essencialmente no estudo deste tipo de números, recorrendo sempre à aritmética modular. A qual contém algumas aplicações presentes no nosso dia-a-dia, sendo elas: congruências e suas aplicações, Sistema de Identificação ISBN, o Cadastro de Pessoa Física-CPF, Código de Barra.
As aplicações aqui expostas não estão presentes nos livros didáticos atuais da Educação Básica, porém podem ser úteis para o aprendizado dos alunos, como novas ferramentas de cálculo, demonstrando assim agilidade e simplicidade na resolução de problemas matemáticos.
Além de essas aplicações serem interessantes aos olhos dos alunos, a Aritmética Modular é usada na solução de diversos problemas da atualidade, envolvendo à Criptografia.
Palavras-chave: Aritmética Modular, Código, Congruência e Criptografia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................05 JUSTIFICATIVA............................................................................................06
1 – CONGRUÊNCIAS....................................................................................06
1.1– Considerações iniciais..............................................................................06
1.2 – Definição.................................................................................................08
1.3-

Relacionados