arroz

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
Testes da sida para jovens de 14 anos geram contestação
Publicado a: 23 Junho '09


A idade dos jovens e a possibilidade de pedirem uma consulta sem a companhia dos pais está a provocar polémica RTP
O programa do IPJ e do Ministério da Saúde que possibilita a realização de análises da sida em unidades móveis para jovens a partir dos 14 anos está a causar inquietação em alguns sectoressociais. Responsáveis governamentais e dos organismos envolvidos no "Cuida-te" vieram contudo desdramatizar a questão, lembrando que esta é uma prática que tem anos nos centros de saúde.
A Alta Comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, e a presidente do Instituto Português da Juventude (IPJ), Helena Sousa Alves, assinaram esta tarde um protocolo destinado à aquisição de cinco Unidades Móveis deapoio à execução do "Cuida-te", um programa que prevê a possibilidade de os jovens com mais de 14 anos poderem submeter-se a testes de despistagem do VIH (vírus da sida), o que até agora tinha de ser feito nos postos fixos dos Serviços de Saúde.
De acordo com o estabelecido no programa que agora arranca, as carrinhas, compostas cada uma por dois gabinetes, vão prestar serviços de proximidade aosjovens junto de estabelecimentos de ensino e locais de diversão. O objectivo é o atendimento e aconselhamento gratuito, anónimo e confidencial, na área da saúde sexual e reprodutiva.
Programas funcionam há anos nos centros de saúde
A ausência dos pais e a inserção do projecto dentro da comunidade escolar são as questões que estão a levantar mais problemas. Já responderam alguns secretários sobreo problema:
"Esses testes e essas práticas já existem em Portugal há vários anos nas unidades de saúde fixas, promovidas pelo Ministério da Saúde que está connosco neste projecto", explicou Laurentino Dias, que presidiu à assinatura do Protocolo, acrescentando que "o funcionamento dessas unidades é exactamente igual aos das unidades fixas".
Maria do Céu Machado acrescentou que as UnidadesMóveis têm o poder de chegar mais perto dos adolescentes, já que se trata de um grupo menos propício a procurar este tipo de serviços de saúde em unidades fixas como os centros de saúde que dispõem no entanto de projectos como o "Olá Jovem!", consulta para a qual não é necessária a presença dos pais.
Também já foi afirmado que não serão feitos testes de sida nas escolas. Este projecto dirige-se ajovens fora da escola. Esta iniciativa não envolve o Ministério da Educação, envolve sim o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Juventude.
Em causa a inclusão dos pais nas consultas
A ministra Ana Jorge já veio por seu lado defender que sempre que um jovem seja submetido a análises nas unidades móveis do "Cuida-te", estes devem ser previamente informados a respeito dos exames que estãoa realizar.
"Não se deve fazer exames complementares ou testes a pessoas, seja qual for a sua idade, se não for dada uma informação completa do que se está a fazer, os resultados e as consequências dos resultados", declarou a ministra da Saúde.
Prestar essa informação prévia "faz parte daquilo que é a competência de um profissional de saúde".
Por outro lado, a responsável máxima pela área daSaúde considerou "fundamental haver unidades móveis" a prestar este tipo de informação sobre o HIV aos jovens. Nesse sentido, manifestou estranheza com certas reacções.
No entanto, Albino Almeida garantiu que a "Confap não se opõe à realização de um rastreio nacional de despistagem da sida em que sejam preparados os jovens, assim como as famílias, para a eventualidade de uma má notícia".
AltaComissária garante notificação dos pais
Apesar de este programa não exigir o acompanhamento dos jovens por parte dos pais, a Alta Comissária para a Saúde fez já questão de esclarecer que estes serão envolvidos nos processos sempre que essa seja a análise dos serviços.
"Obviamente que quando é detectado em qualquer adolescente um problema de saúde, o profissional de saúde está treinado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arroz
  • Arroz
  • arroz
  • arroz
  • arroz
  • Arroz
  • O arroz
  • Arroz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!