Arresto

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Arresto, Sequestro e Busca e Apreensão
Por Thaís Werner Ferreira
Pontos em comum
Tanto o arresto como o sequestro constituem uma tutela cautelar, que é definida como uma forma de proteçãojurisdicional que, em virtude da situação de urgência, determinada por circunstâncias especiais, deve tutelar a simples aparência do direito posto em estado de risco de dano iminente.
Diferenças
Arresto: deveincidir sobre bens de propriedade do arrestado, quaisquer que eles sejam. No arresto, apreende-se qualquer coisa cuja propriedade seja indiscutivelmente do arrestado. Protege-se o direito de crédito,que poderá ser satisfeito com qualquer bem integrante do patrimônio do devedor.
Sequestro: deve incidir sobre bem determinado, devidamente caracterizado pelo sequestrante, cuja propriedade ou posse emgeral é duvidosa, já que o litígio a ser tratado na demanda principal de que o sequestro seja medida preparatória ou incidente, determinará a quem pertence o objeto sequestrado ou a qual doslitigantes caberá a respectiva posse. Protege-se o bem sobre o qual se litiga, de modo a conservá-lo, evitando que o litigante que o possui venha a ocultá-lo ou transferi-lo a terceiro, criando embaraços aocumprimento da futura sentença.
Busca e apreensão: possui características peculiares, sendo ampla a sua aplicabilidade no plano fático, pois como diz o próprio nome tem como objetivo localizar, removere apreender bens e/ou pessoas que estejam relacionadas com o litígio, desde que verificada a natureza da lide, e o pedido preencher os requisitos para que seja determinada a busca e apreensão comomedida conveniente.
Assim como na modalidade anteriormente explicitada, na Busca e Apreensão também há pontos divergentes entre os doutrinadores.
Afirma Marinoni et al (2008, p. 241) que: “Todavia, emuma peculiaridade, essa mesma uniformidade não se verifica. A doutrina que trata do assunto divide-se entre aqueles que consideram que o rito previsto pelo art. 839 e SS. (com aplicação subsidiaria do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arresto
  • Arresto
  • Arresto
  • Arresto
  • O que arresto?
  • arresto
  • Arresto
  • arrestos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!