arrefrecimento veicular

1856 palavras 8 páginas
CAPÍTULO II
2
Ar condicionado automotivo.

2.1.
Ar Condicionado, refrigeração e refrigerante utilizado.
O condicionamento do ar é o processo que regula, artificialmente, a

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0015609/CA

temperatura, o fluxo de ar, a umidade e a limpeza do ar de um espaço determinado a um nível desejado. O condicionamento de ar de um veículo busca oferecer um espaço confortável durante a condução do veículo, com o desempenho adequado, fruto de investigação de processos industriais ou de laboratório.
A refrigeração é um processo que controla a diminuição de temperatura de um espaço determinado e mantém esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradável. O conceito de temperatura quente ou fria é relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra área. Capítulo II: Ar Condicionado Automotivo.

-

28 -

Figura 2.1. Posicionamento do sistema de condicionamento de ar no veículo.

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0015609/CA

2.2.
Elementos que compõem o condicionamento de ar automotivo Compressor.
É um dispositivo que, quando acionado mecanicamente, provoca um diferencial de pressão no gás, criando um fluxo de refrigerante, fazendo o mesmo circular por todo o sistema. Neste processo, face aos atritos existentes, é fundamental a presença de um óleo lubrificante. Para o presente trabalho foi escolhido um compressor, dentro da classificação usual dos compressores para condicionamento de ar, de pistão de duplo efeito.

Figura 2.2- Compressor de disco inclinado

Capítulo II: Ar Condicionado Automotivo.

-

29 -

Evaporador.
Este trocador de calor, que representa o elemento de refrigeração, faz a troca térmica, entre o gás que passa por seu interior à baixa temperatura e pressão, e o ar do habitáculo do veículo. Para tal o ar do ambiente é forçado a circular através
da

Relacionados