ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO CULTIVO DA GOIABA NO MUNICÍPIO DE IVINHEMA

1587 palavras 7 páginas
LINHA DE PESQUISA: GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO CULTIVO DA GOIABA NO MUNICÍPIO DE
IVINHEMA

DOURADOS – MS
2014
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO CULTIVO DE GOIABA NO MUNICÍPIO DE
IVINHEMA

1. PROBLEMÁTICA DE PESQUISA
A internacionalização da economia tornou a necessidade de reorganização dos fatores produtivos e a gestão empresarial fatores indispensáveis para conciliar as empresas com os novos padrões internacionais de qualidade e produtividade. A formação de redes entre empresas emerge como alternativa para assegurar a competitividade e a sobrevivência das organizações, especialmente as pequenas e médias , formando um ambiente de cooperação
( AMATO NETO, 2005). No novo contexto mundial globalizado muitos são os fatores que influenciam nas decisões estratégicas das organizações. Por isso o desenvolvimento local ganhou importância , levando em consideração a necessidade da formação de identidades e de diferenciação das regiões e das comunidades, para enfrentarem um mundo de extrema competição (SOUZA, 2010).
O Brasil possui um território com dimensão continental, dotado de enorme diversidade ambiental, sócio-econômica e cultural, e mesmo sendo considerado a partir de 2011 a sexta maior economia do mundo possui desigualdades sociais e regionais profundas .A busca de um desenvolvimento espacialmente mais equilibrado é fundamental para a integração e a coesão econômica, social e territorial do Brasil.
Nas últimas décadas intensificou-se os debates sobre como as políticas públicas podem apoiar as aglomerações produtivas .Na teoria de Desenvolvimento Regional , os
Arranjos Produtivos Locais (APLs) surgem como ferramenta de estudos e ações voltadas para promoção das aglomerações de empresas especializadas e concentradas geograficamente.
Conforme definição da Rede de Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST, 2011)
, APLs são “aglomerações territoriais de agentes econômicos, politicos e sociais- com foco em um conjunto

Relacionados