Arranjo físico e layout em uma fabrica de montagem e manutenção

Páginas: 9 (2060 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar propostas para o projeto de arranjo físico industrial com base em uma empresa localizada na cidade de Santos no litoral do estado de São Paulo, e destina-se a prestação de serviço em montagem e manutenção industrial.

Iremos inicialmente abordar algumas definições e conceitos relativos a um projeto de arranjo físico,considerando-se a metodologia para definição do tipo de processo de fabricação e definição do tipo de arranjo físico. Em seguida serão abordados os aspectos práticos, incluindo as normas regulamentadoras inerentes ao projeto, fixando aspectos como segurança, ergonomia, saúde, meio ambiente, além de aspectos relativos à sustentabilidade.

Após os conceitos e definições, será dada uma breve explanação doprocesso de montagem e manutenção efetuado na empresa para que se tenha uma idéia do ramo de atuação da empresa em referência. Além dessa contextualização, serão pontuadas as recomendações para melhorias no layout e/ou arranjo físico baseadas na experiência acadêmica e nos dados extraídos da pesquisa.

2. DEFINIÇÃO DE ARRANJO FÍSICO

Segundo Slack et. Al. (2002), O arranjo físico de umaoperação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Entre outras palavras, definir o arranjo físico é determinar onde colocar os equipamentos, máquinas, instalações e o pessoal da produção. É o arranjo físico que determina a forma e a aparência da operação produtiva e que também determina a maneira segundo a qual os recursos transformados – materiais, informação eclientes – fluem pela operação. Dependendo de como os recursos transformadores estão dispostos, os custos e a eficácia geral da produção.
3. TIPOS BÁSICOS DE ARRANJO FÍSICO.

Ainda segundo Slack et. Al. (2002), Existem quatro tipos básicos de arranjo físico, a saber:

Arranjo físico posicional, conhecido por arranjo físico de posição fixa. Nesse tipo de arranjo são os recursostransformadores que se movem em função dos recursos transformados, ou seja, quem sofre o processo de transformação fica estacionário enquanto os maquinários, equipamentos, instalações e pessoas movem-se na medida do necessário.

Arranjo físico por processo, onde os processos similares estão dispostos juntos um do outro, para que dessa forma se consiga trazer benefícios práticos quanto a utilização dosrecursos transformadores. Isso significa que um recurso transformado, ou seja, produtos, informações ou clientes percorrem um roteiro de processo a processo de acordo com suas necessidades.

Arranjo físico celular, onde os recursos transformados que entram na operação são pré-selecionados, para dirigirem-se a uma parte específica da operação na qual todos os recursos necessários a atendersuas necessidades imediatas de processamento se encontram. Os recursos após serem processados em uma célula podem seguir para outra célula para continuarem a ser processados.

Arranjo físico por produto compreende arranjar, dispor os recursos transformadores de acordo com a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado. Neste tipo de arranjo o produto, informação ou cliente segue umcaminho pré-estabelecido no qual a seqüência de atividades coincide com a sequência que os equipamentos foram arranjados.

Arranjo físico misto, onde existe a combinação de mais de um tipo básico de arranjo físico em diferentes partes da operação. A forma mista poderá, por exemplo, dispor um arranjo por produto dentro de um dos processos em um arranjo físico pré-definido como arranjo porprocesso.

4. TIPOS DE PROCESSOS

Na manufatura, segundo Slack et. Al. (2002), existem quatro tipos de processos, são eles os processos de projeto onde se tem um volume de produção baixo e trabalha-se com variedade de produtos alta e normalmente são produtos muito customizados.

Processos de jobbing que são relativamente parecidos com os processos de projeto, porém a diferença está no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Layout
  • Modelo de Arranjo Físico (layout)
  • Arranjo físico (layout)
  • Layout e Arranjo Físico
  • LAYOUT E ARRANJO FISICO
  • Arranjo físico
  • Arranjo Físico(Layout)
  • Arranjo-físico-layout

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!