arquivos

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
A Ocupação do corpo e da alma 1.1 Por volta de 1968, a classe trabalhadora começou a analisar melhor as condições que eram impostas sobre eles, a partir daí começaram a surgir algumas revoltas atécom certa intensidade. Iluminismo, historismo e democracia Luiz Rogério Fernandes Estudante de Serviço Social 2º período – PUC – Coração Eucarístico Resumo Os ideais iluministas vieram elucidar umanseio do homem em encontrar uma maneira pacífica de conviver. O trabalho em alguns momentos é exaltado, quando, por exemplo, surgem as primeiras fábricas, que são consideradas “instituiçõesfilantrópicas”, pois, segundo a classe dominante, permite aos ociosos o privilegio do trabalho. Como também é desprezado nesse mesmo momento, pelo proletariado, pois a loucura e a pobreza ainda são consideradasmanifestação de Deus, logo o ócio é valorizado ao invés do trabalho.
Nessa mesma época, durante o inicio da industrialização, ocorreu o ápice da exploração do proletariado. O trabalho atingiu, de formamais drástica as classes mais baixas da sociedade, já que nesse momento ainda não tinham se instituído leis que protegessem a classe trabalhadora.
Tal fato levou até ao trabalho infantil, pois ascrianças tinham “mais docilidade e obediência, em virtude de sua fragilidade” (p.31.), tais características bem valorizadas na época da manufatura do século XVIII. Este assunto é abordado pelo autor dentrodo capitulo “Mais abelhas que arquitetos”, no entanto o trabalho infantil é tratado de maneira extensa, em relação aos outros assuntos, e alem disso possui uma significativa importância, logo essedeveria ser mais valorizado colocando-o em um capitulo a parte.
O autor expõe suas idéias a partir da sociedade grega, passando por diferentes momentos da história onde o trabalho influencia a sociedadee também é influenciado por essa, e chegando ao Brasil, porem o trabalho na sociedade brasileira é mais detalhadamente exposto em seu outro livro “História e ética do trabalho no Brasil”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquivos
  • Arquivos
  • Arquivos
  • arquivo
  • ARQUIVOS
  • Arquivo
  • arquivo
  • ARQUIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!