Arquivos Filosofo-ThiagoRafael

2594 palavras 11 páginas
THIAGO RAFAEL DE SOUZA SANTOS

TRABALHO DE HÍSTORIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL - SP
2013

THIAGO RAFAEL DE SOUZA SANTOS

PENSAMENTO FILOSÓFICO DE AGOSTINHO, TOMÁS
DE AQUINO, DUNS ESCOTO E GUILHERME DE
OCKHAM
Trabalho apresentado à Faculdade de Educação
São Luís, como exigência parcial para fechamento do semestre em Historia da Filosofia
Medieval.
Orientador(a): Prof(a). e Doutor PhD Carlos
Eduardo Mangíli.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL - SP
2013

Introdução

Este trabalho busca apresentar um resumo das principais ideias dos filósofos
Agostinho, Tomás de Aquino, Duns Escoto e Guilherme de Ockham.

Santo Agostinho (354-430)
Ele abandonou a fé cristã inicialmente por não compreender a ideia de um criador imaterial do universo material, e pela aparente passividade mediante o mal e o sofrimento. Esse questionamento é proveniente da fé cristã de que seu Deus-criador é consciente, misericordioso e onipotente. Um ser assim teria conhecimento do mal em sua criação e seria tanto propenso a quanto capaz de eliminá-lo. Dentro dessa reflexão, o fato de Deus não ter feito nada pesava forte contra a sua existência.
Após ter contato com as obras de Platão e Plotino desenvolvendo uma nova linha de raciocinio. A ideia neoplatônica de um mundo imaterial de ideias e do bem ou o uno como o princípio primeiro de todo ser dava lugar para um criador espiritual que é a causa de todas as coisas. Só Deus é inteiramente real; o mundo criado é menos real por estar diante dele. No entanto Deus ilumina objetos de contemplação intelectual.
Logo, os sentidos são uma fonte inconfiavél de conhecimento, a compreensão genuína começa com a contemplação da própria mente e eleva-se periodicamente à contemplação de Deus.
Agostinho desenvolveu a concepção de pecado original - a queda - como fonte de sofrimento, que é condizente com o relato do Gênesis, tornou-se a concepção oficial da Igreja.
A teodicéia

Relacionados