Arquivo

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Fundamentação teórica.

Este trabalho se fundamentará na teoria dos autores Ana Márcia Lutterbach Rodrigues, que é Bacharel em Filosofia pela UFMG, Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, Funcionária do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e Prof. Drª Nádina Aparecida Moreno, Reitora da Universidade Estadual de Londrina, e abordará os conceitos sobre informação, arquivo e suasfunções na gestão da informação e de documentos.

FUNÇÃO DA INFORMAÇÃO
Conceito
No dicionário podemos encontrar a seguinte definição para informação: Ato ou efeito de informar (-se); informe. Transmissão de notícias. Comunicação. Instrução, ensinamento.
Porem tentar detalhar exatamente o que é a informação pode parecer um exercício inútil para aqueles mais desatentos. Contudo sabemos que o conteúdode um livro é informação, o mesmo se aplica a filmes, músicas, jornais e revistas. No caso do livro, seu valor é determinado informação que ele contém, não pelo papel de que é feito.

O que é informação?
De forma simples, o termo informação, pode ser usado para se referir a todas as representações de sinais ou dados.
Para se chegar a obter uma informação é necessário que existam elementosde suma importância, sem os quais não se obtém a informação, estes elementos são chamados de Dados.
Os dados são a classe mais baixa de informação, podendo ser representado por fatos, textos, gráficos, imagens, estatísticas, sons, etc. Estes dados podem ser coletados nos ambientes externos e internos da organização.
Estes dados nada mais são que sinais ainda não processados, integrados de formaa se transformar efetivamente em informação.





Qual a função da informação?
O avanço das tecnologias de informação e da globalização tem gerado grandes transformações em diversas áreas, o que influencia de maneira significativa as organizações.
Após a revolução industrial a informação é capital indispensável, sendo causa de diversos estudos na área de gestão de informação, deixandode ser apenas fonte para conhecimento. Torna-se quase que impossível negar a importância da informação em todas as atividades humanas. Na atualidade, para as empresas, não tem grande importância a origem ou o suporte da informação, o que mais importa neste momento é q rapidez com que conseguem tem acesso a essa informação.
Uma das principais funções da informação nas organizações é ser objetoessencial para a tomada de decisão. Porém esta informação só terá significativa importância na tomada de decisão se passada á pessoa certa, no momento certo, e com o mínimo de ruídos possível.
Atualmente, existe uma grande inclinação por privilegiar o conteúdo informacional, selecionando em virtude do seu suporte. Porém é preciso lembrar é necessária a existência física das informações, que nadamais são que os documentos. Os documentos arquivísticos, é o que dá suporte as atividades administrativas, legais, fiscais, contábeis, etc. de uma organização. Por isso a informação arquivistica torna-se prova documental vital das organizações, por ser fonte de sua historia, confirmação de sua autenticidade e transparência na suas ações.
Estas informações podem ser classificadas, para suautilização, através de seu valor primário, que é decidir, agir e controlar as decisões e ações da empresa, ou de seu valor secundário, servindo de apoio e análise das decisões passadas.
Desta forma, estas informações são a origem dos arquivos nas organizações, pois ali são agrupados todos os documentos, independente do suporte e/ou idade, se foi produzido ou recebido pela organização. Devendo sergerenciadas, de maneira a melhorar o seu uso.





FUNÇÃO DO ARQUIVO
Conceito
Foi a partir da segunda metade do século passado, que a profissão dos arquivistas passou a ter mais evidencia, devido ao aumento do volume documental produzido. Isto ocorreu principalmente na América do Norte e depois ecoou nos demais países ocidentais.
A partir dai foi formulado o conceito de ciclo de vida dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquivos
  • Arquivos
  • arquivos
  • Arquivos
  • arquivo
  • ARQUIVOS
  • Arquivo
  • arquivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!