Arquiteturae Paisagismo

2438 palavras 10 páginas
1. Resumo O polígono formado pelas Rodovia Ayrton Senna da Silva, Estrada do Bonsucesso, Rua Nossa Senhora da Aparecida, Rua São Judas Tadeu, e Rua Santa Marta é parte de um projeto de requalificação urbana a ser entregue a cidade de Itaquaquecetuba, que visa como objetivo principal proporcionar qualidade de vida a população local.

Palavras Chaves: Infraestrutura – Requalificação – Parque Caputera – Preservação

2. Introdução
2.1. O Parque Caputera Há mais de 50 anos o Poder Público e a sociedade civil buscam meios de minimizar o problema da região. Esse trabalho teve seu marco inicial em 1989, quando foram feitas as primeiras limpezas na calha natural do córrego Caputera, que amenizava a problemática de enchentes e doenças decorrentes de esgoto. Nos anos seguintes, ao longo de diferentes gestões, outras contribuições foram dadas no sentido de promover melhorias no local, procurando atrair novos moradores, comerciantes e a população em geral. As tentativas de recuperação do bairro e promoção de seu potencial econômico, nem sempre foram exitosas.
Foi sob o comando do prefeito Armando Tavares Filho, entretanto, que os esforços foram intensificados para tornar realidade o antigo sonho Itaquaquecetubense de resgatar a várzea com o charme e o vigor natural de outros tempos.
Num prazo de dez meses, algum consórcio com empresa privada, entregaria a Cidade de Itaquaquecetuba um projeto urbanístico aprovado junto aos órgãos públicos, cujo principal objetivo é promover uma completa transformação urbana na área, por meio de uma requalificação da infraestrutura existente.

3. Desapropriação A história de uma cidade, de um bairro ou até mesmo de uma pequena vila é construída a partir da memória das pessoas que nestes locais residem, trabalham ou frequentam. A identificação entre figura e espaço se funde, constituindo o que chamamos de cultura local, estabelecendo uma unidade indissociável, a verdadeira identidade

Relacionados

  • MODELO CONTRATO Design De Interiores
    3536 palavras | 15 páginas
  • art nouveau
    1755 palavras | 8 páginas
  • TRIADE VITRUVIANA
    2318 palavras | 10 páginas
  • INTRODU O TECNOLOGIA Energia
    9760 palavras | 40 páginas