ARQUITETURA

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNINORTE-UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
FAB-FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
ARQUITETURA E URBANISMO





RESUMO DO LIVRO: O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO













RIO BRANCO-AC
2014






RESUMO DO LIVRO: O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO




Trabalho entregue a professora da disciplina de Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico com a finalidade nacomplementação nota da n1.








RIO BRANCO-AC
2014


O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Para podermos compreender melhor o que é patrimônio histórico o autor dividiu o tema em três categorias de elementos. Primeiro as pertencentes a natureza, segundo as que se refere ao reconhecimento, as técnicas, ao saber e ao saber fazer, o terceiro grupo reúne os chamados bens culturais, queengloba toda sorte de coisas.
Sempre devemos prestar atenção nas relações necessárias que existem entre o meio ambiente, o saber e os artefatos. Por isso é incomensurável o numero total de bens que compõem o patrimônio cultural de um povo, de uma nação ou mesmo de um pequeno município. Esses bens ou artefatos são encarados segundo sua utilidade imediata ou segundo sua durabilidade ou resistência.
Oprograma e as sucessivas alterações nos usos e costumes também exigem modificações nos artefatos de uso prolongado, como nas casas de morada. Nas sociedades primitivas ,ou isoladas em seu território confinado, as casas são iguais entre si, todas decorrentes dos mesmos materiais de construção e mesma tecnologia, formando uma amostragem que chamamos vernácula. Já no caso brasileiro temos os casos deapropriação e de empréstimo de soluções, já que as primeiras habitações feitas pelos portugueses, tiveram que recorrer a experiência indígena. Por isso vemos sistema construtivo vernácula do índio caracterizado pela estrutura autônoma de madeira, palha traçada entre outros. Desse empréstimo de soluções técnicas e materiais vemos o surgimento de uma arquitetura sincrética ate hoje representadapelos mucambos do nordeste.
Pelo que já vimos ate agora, o patrimônio cultural de uma sociedade ou de uma região ou de uma nação é bastante diversificado, sofrendo permanentemente alterações, e nunca houve ao longo de toda historia da humanidade critérios e interesses permanentes e abrangentes voltados a preservação de artefatos do povo. Essa questão da memoria social, tão dependente dapreservação sistemática de segmentos do patrimônio cultural, tem sido tratada com seriedade somente agora nos tempos recentes. Antes, só havia manifestações isoladas de estudiosos e colecionadores que, aos poucos, foram envolvendo e interessando as comunidades e seus próprios governos, levando-os oficialmente, promover a preservação dos chamados patrimônios históricos e artísticos.
Por que preservar?Segundo o mestre Aurélio a palavra preservar significa livrar de alguma mal, manter livre de corrupção, perigo ou dano, conservar, livrar, defender e resguardar. Todos esses elementos compõem o amplo patrimônio cultural, pois estão entrelaçados e se um deles não é guardado o conjunto se desarmoniza e se desequilibra o que no fundo não é bem o que se queria, pois o espaço seria um fiel retrato de umestagio cultural. Desse modo, percebemos que necessariamente o termo preservar deve ser aplicado com toda a amplitude de seu significado. É dever do patriotismo preservar os recursos materiais e as condições ambientais em sua integridade, sendo exigidos métodos de intervenção capazes de respeitar o elenco de elementos componentes de patrimônio cultural. É dever também do patriotismo preservar o saberbrasileiro fazendo com que os conhecimentos de fora valorizem-no em vez de anularem-no o que esta cada vez mais difícil nesta era das empresas multinacionais comandando nossa economia.
Tudo indica, e os interesses econômicos estão confirmando, que hoje preservar-se em atendimento as exigências do turismo, grande indústria moderna, que maneja quantias incríveis enquanto vai forjando nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!