arquitetura

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Arquitetura século XX

Ville Savoye- Casa em Poissy, França - Le Corbusier - 1928-1929
Passou-se quase que todo o século XX falando-se em modernismo e arquitetura moderna e louvando-se obras de mestres brasileiros como Oscar Niemeyer, Villanova Artigas e Lúcio Costa, entre outros, além de mestres internacionais como Le Corbusier, Mies Van der Rohe e Frank Lloyd Wright. Dentro da arquiteturamoderna, duas correntes destacaram-se, a arquitetura moderna racionalista e a arquitetura moderna organicista. Nas últimas décadas deste século, mais precisamente a partir do final dos anos 70 e início dos 80, um novo termo passou a ser popularizado aqui no Brasil, inicialmente nos meios acadêmicos, o chamado pós-modernismo. Recentemente, a partir do início dos anos 90, outro termo passou acircular entre quem se envolve com arquitetura, o neo-modernismo. Mas, afinal, o que significam estes termos para a arquitetura, quais as diferenças entre estas correntes e no que refletem na vida das pessoas em geral? 

Para iniciar, vamos fazer um rápido retrospecto da arquitetura ocidental no final do século XIX e princípio do século XX. Naquele período, a arquitetura era esteticamente dominada peloneoclassicismo, que era a reedição adaptada dos estilos clássicos greco-romanos, pelo ecletismo, que era a mistura deliberada dos mesmos elementos greco-romanos e também dos renascentistas, e por movimentos mais focalizados como o "art nouveau" e o "art deco". Muito vinculada às artes plásticas, notadamente a escultura, aquela arquitetura tinha um processo de produção distanciado do dinamismo edas necessidades da nascente sociedade industrial. Ao mesmo tempo, as populações das grandes cidades cresciam num ritmo muito mais acelerado, devido às melhorias das condições de infra-estrutura e saneamento e ao progresso da ciência, aumentando significativamente a expectativa de vida do ser humano. Por outro lado, as novas fábricas, que proliferavam, necessitavam de mão de obra que morasserelativamente perto do trabalho, devido à precariedade do transporte público. A arquitetura daquela época não atendia estas demandas, era voltada para a execução de palácios, edifícios administrativos e comerciais ou moradias para a burguesia, quase sempre de caráter monumental. Havia a necessidade premente de dar uma resposta eficaz às solicitações de simplificação, rapidez de execução e redução decustos ditadas pelo novo mundo industrial. 

Ora, simplificação, rapidez de execução e redução de custos são termos ainda hoje vinculados a processos racionais de produção. 

A chamada arquitetura moderna racionalista surge justamente das novas necessidades da sociedade industrial com uma nova estética, marcada pela eliminação dos dogmas da arquitetura ocidental do século XIX, como a rigidez dasformas e da imagem dos edifícios (ex.: simetria e ortogonalidade obrigatórias), decorativismo (elementos escultóricos) e elementos simbólicos. Outra característica da arquitetura moderna racionalista era seu propósito social de democratizar o acesso à arquitetura através da redução dos custos, obtida pela simplificação e pela padronização de soluções, a chamada "standardization" (uso de elementosrepetitivos, muitas vezes industrializados, como portas e janelas, por exemplo). 
Planta livre interior, repetição de elementos e modulação da estrutura.

As características básicas da arquitetura moderna racionalista podem ser assim resumidas:

Simetria e ortogonalidade não obrigatórias, mas sem proibição de seu uso; 
Eliminação do decorativismo; 
Eliminação do simbolismo; 
Todos oselementos arquitetônicos deveriam ter uma razão para existir, dentro da lógica racionalista; 
Uso de estruturas independentes das paredes dos prédios (viabilizado pelos progressos nas tecnologias de estruturas de concreto armado e metálicas), possibilitando a utilização de paredes de fechamento mais leves e flexíveis e paredes divisórias mais adequadas à planta dos edifícios, a chamada "planta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!