Arquitetura

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SISTEMA CONSTRUTIVO EM AÇO

Introdução

Desde o inicio da utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço (liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono) tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. A arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação evanguarda, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que invariavelmente traziam o aço aparente. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante; redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade, passaram a ser fatores chave para o sucesso dequalquer empreendimento.
O aço é constituído de um agregado cristalino, cujos cristais (grãos) se encontram justapostos. As propriedades dos aços dependem muito de sua estrutura cristalina, ou seja, de sua composição química, do tamanho dos grãos, de sua uniformidade. Os tratamentos térmicos bem como os trabalhos mecânicos modificam em maior ou menor intensidade alguns destes aspectos (arranjo,dimensões, formato dos grãos) e, consequentemente, podem levar a alterações nas propriedades de um determinado tipo de aço, conferindo-lhe características específicas: mole ou duro, quebradiço ou tenaz, etc.

Sistema Construtivo

Para a realização de uma obra estruturada em aço, deve se iniciar o projeto pela definição do partido arquitetônico, estrutura metálica aparente ou revestida. Levando emconta que a maior parte das obras em aço existentes no exterior são realizadas com o aço revestido. Essa solução, que pode significar redução nos custos de pintura e proteção contra incêndios, deve ser adotada quando o que importa são as inúmeras vantagens do aço como material estrutural e não a "estética do aço".
É necessário após definir o partido arquitetônico, um bom detalhamento do projetoestrutural que leve em conta possíveis interferências com os projetos de instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, etc. e evitar improvisações no canteiro de obras. Neste processo deve se prestar atenção na resistência à corrosão:
Evitar regiões de empoçamento de água e deposição de resíduos;
Prever furos de drenagem em quantidade e tamanho suficiente;
Permitir a circulação de ar portodas as faces dos perfis para facilitar a secagem;
Garantir espaço suficiente e acesso para realização de manutenção (pintura, etc.);
Impedir o contato direto de outros metais com o aço para evitar o fenômeno de corrosão galvânica;
Evitar peças semi-enterradas ou semi-submersas.

Outro ponto importante na etapa de projeto, é a definição do sistema de ligação a ser adotado entre os elementosque compõem a estrutura metálica como: vigas, pilares e contraventamentos.
É fundamental que os elementos de ligação (chapas, parafusos, soldas, etc.) apresentem resistência mecânica compatível com o aço utilizado na estrutura. A escolha criteriosa entre um sistema de ligação soldado e/ou parafusado, pode significar uma obra mais econômica e tornar a montagem mais rápida e funcional. Algunsaspectos são importantes para essa escolha:
Condições de montagem no local da obra
Grau de dificuldade para fabricação da peça
Padronização das ligações

Depois dessas escolhas passamos para o fechamento, as estruturas metálicas permitem grande flexibilidade quando o assunto é a escolha dos sistemas de fechamento horizontal (lajes) e vertical (paredes). De maneira geral, podemos dizer que épossível utilizar todas as alternativas de fechamento existentes no mercado, desde as mais convencionais até as mais inovadoras.
A especificação dependerá do tipo de projeto e de suas características específicas: exigências econômicas, estéticas, necessidade de rapidez de execução, etc. Dessa forma, o arquiteto tem total liberdade para optar pelo uso da solução mais adequada.
Após especificar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!