Arquitetura

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2012
A URBANIZAÇÃO PRÉ-CAPITALISTA
A cidade de hoje nada mais é que a soma de todas as cidades de antes, transformadas, destruídas ou reconstruídas, mas produzidas pelas transformações sociais ocorridasao longo do tempo.
A pré- história surgiu com os primeiros hominídeos. Ela se classifica em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
O período Paleolítico é marcado pelo nomadismo, daí ointeresse em estar sempre se relacionando com algum lugar. Os hominídeos utilizavam a caverna como abrigo, visto que era um lugar de segurança, que servia para guardar seus instrumentos ou para seacasalarem. Além disso, era na caverna que eles praticavam seus rituais e artes, o que depois serão motivos para a fixação nas cidades.
Embora o homem não tivesse uma moradia fixa, ele já serelacionava com um lugar, o que será o “ponta pé” para o surgimento das cidades.
É no período seguinte, o mesolítico, que se realiza a primeira condição para o surgimento das cidades. O homem começou adomesticar animais, cultivar algumas espécies de planta, dando início ao sedentarismo.
O Neolítico foi marcado pela vista estável das aldeias, caracterizada por proporcionar condições melhores para afecundidade, nutrição e proteção.
Nesse último período já havia se realizado a primeira condição: a fixação do homem, porém faltava a segunda condição: uma organização social mais complexa, visto que aaldeia tem um nível de complexidade ainda elementar. A aldeia era apenas um aglomerado de agricultores, sem uma divisão de trabalho.
O sedentarismo no período neolítico e o próprio desenvolvimento daagricultura, a vida na aldeia são condições indispensáveis, porém não suficientes para as origens das cidades.
A aldeia precede a cidade e, não pode ser considerada como urbana, visto que suaexistência se relaciona com atividades primárias. Ela era um aglomerado humano em que todos viviam de agricultura e da criação de animais.
Pressupõe-se que a cidade tenha surgido em volta do mercado, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!