Arquitetura

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
Eugene Emannuel Viollet Le Duc


Viollet Le Duc nasceu em Paris dia 27 de janeiro de 1814 e morreu em Lausanne na Suíça em 17 de setembro de 1879. Foi um arquiteto ligado à arquitetura revivalista do século XIX e um dos primeiros teóricos da preservação do patrimônio histórico. Pode ser considerado um precursor teórico da arquitetura moderna. O autor John Summerson considera-o, juntamente comLeon Battista Alberti, o maior teórico de arquitetura na história ocidental.
construiu sua formação profissional nas áreas da Arquitetura e do Desenho, onde seus estudos minuciosos e sua grande experiência em canteiros de obra lhe proporcionaram o domínio sobre as técnicas construtivas, os estilos arquitetônicos, e, principalmente, sobre a arquitetura da Idade Média.
No contexto culturalfrancês do início do século XIX, onde Quatremère de Quincy representava a figura da academia e dos ideais do classicismo, ressurgiram os interesses pela arquitetura medieval à medida que se identificou esse estilo como herança cultural do passado.
Viollet le Duc iniciou suas atividades como arquiteto nos anos de 1830 trabalhando no ateliê dos amigos Huvé e Leclère. Mais tarde, em 1836, participou dasobras de restauração em Saint Chapelle, considerada pelo próprio Le Duc como um laboratório experimental. A partir de então os trabalhos somaram-se a Igreja de Vézelay, de 1840, Notre-Dame de Paris, de 1844, Carcassone, de 1844, Saint-Sernin de Toulouse, de 1846, e Amiens, de 1849. Em 1853, Viollet Le Duc foi nomeado Inspetor Geral dos Edifícios Diocesanos ficando responsável pela tutela de váriasigrejas em toda a França.
É neste contexto de atividades intensas que sua produção intelectual vai consolidando sua linha de ação e suas teorias sobre a restauração, confirmando, mais tarde, o que hoje conhecemos como “restauração estilística”, ou seja, um processo que, baseado na unidade formal e estilística das edificações buscava criar um modelo idealizado na “pureza” de seu estilo.
Suasmaiores obras bibliográficas são o Dictionnaire Raisonné de l’Architecture Française du XI au XVI Siècle, publicado em dez volumes entre os anos de 1854 e 1868, e o Entretiens sur l’Architecture escrito entre os anos de 1863 e 1872.
Viollet le Duc concebeu um sistema teórico ideal entre os elementos da forma, estrutura e função, buscando a lógica do conjunto arquitetônico. Este sistema proporcionou aformação de um “tipo” característico que seria o “modelo” base para seus projetos de intervenção e restauração.
“Viollet le Duc [...] procurava entender a lógica da concepção do projeto [...] Não se contentava unicamente em fazer uma reconstituição hipotética do estado de origem, mas procurava fazer uma reconstituição daquilo que teria sido feito se, quando da construção, detivessem osconhecimentos e experiências de sua própria época, ou seja, uma reformulação ideal de um dado projeto”.
Desenvolvendo uma metodologia de trabalho onde, muitas vezes, o resultado final da intervenção proporcionava uma obra completamente diferente da original, Viollet le Duc acreditava que dominando o sistema construtivo da edificação e conhecendo profundamente seu estilo arquitetônico, conseguiria atingirplenamente os objetivos de um processo de restauração. Dizia que se as formas do passado fossem compreendidas em suas instâncias formais e espaciais, serviriam de base para esclarecer os problemas da arquitetura do presente.
Baseado em seu sistema de ação, Viollet le Duc formulou o seguinte postulado: “Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado quepode não ter existido nunca em um dado momento”. Este pensamento fundamentou sua prática profissional mais intensa e inspirou as ações de intervenção de muitos países europeus.
O programa de restauração seguido pela Comissão de Monumentos Históricos, no século XIX, admitia que os edifícios fossem restaurados no estilo original de sua aparência e estrutura. Neste contexto, a “Comissão” se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura
  • Arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!