ARQUITETURA E SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Páginas: 6 (1264 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
ARQUITETURA E SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Os novos materiais: concreto armado
A industrialização da construção após Segunda Guerra Mundial
Análise dos fatores que condicionaram seu desenvolvimento

RESUMO

Com maior preparação tecnológica e com uma política habitacional objetiva e atuante, as nações europeias, após a segunda guerra mundial, tiveram mais facilidade na reconstrução deseus territórios, unindo qualidade e quantidade em unidades residenciais. Déficit habitacional, carência de materiais de construção, dificuldade na obtenção de recursos financeiros e falta de mão-de-obra especializada são exemplos de problemas superados com a nova política.

MATERIAIS

No que tange os materiais utilizados, o ferro e o vidro foram gradativamente postos de lado, dando espaço paraa experimentação.
Madeira – foi muito utilizada na construção de habitações unifamiliares no Canadá e EUA, mas atualmente não está sendo tão empregada por conta da fácil combustão e da baixa resistência mecânica.
Aço (Alumínio e Zinco) – Instigavam a criatividade de arquitetos, porém eram raramente empregados totalmente na construção de um edifício.
Concreto Armado – Se enquadrouperfeitamente à produção em série e foi um material que permitiu uma industrialização na construção, sendo também aperfeiçoado constantemente.
Apresenta inúmeras vantagens, tais como:
Resistencia ao fogo
Pequena alteração de volume consequente de alterações de temperatura
Não necessita de grandes cuidados de manutenção
Não apodrece
Bom isolante térmico
Também apresenta as seguintes desvantagens:Pesado e encarece o transporte
Não é bom isolante acústico
Pouca versatilidade de layout
Essas desvantagens estão sendo gradativamente vencidas com auxílio da tecnologia e de soluções como vedação e revestimentos acústicos.

PERÍODO ENTRE GUERRAS – EXPERIMENTAÇÕES

Experiências exercem influência no desenvolvimento do processo de industrialização, obras pioneiras de caráterteórico-experimental, que influenciaram os caminhos a partir de 1945.

Alemanha – Pesquisas rigorosas no processo de construção de residenciais unifamiliares.
Inglaterra – Desenvolvidos sistemas para construção de habitações em concreto armado pré-fabricado com estruturas metálicas independentes, porém sem muito sucesso na execução.

Obras de grande porte – realizadas com pré-fabricado de concreto armado (ou“ferro-cimento” como era chamado), como oficinas industriais, hangares, grandes depósitos, pavilhões de exposições, não chegavam a constituir sistemas de industrialização por não estar suposto nas obras um conceito de repetição em série.

Auguste Perret – enxergava no concreto uma nobreza e buscou técnicas de acabamento que exaltasse a potencialidade estética do material. Pelo uso de agregadoscoloridos expostos de várias maneiras, ele foi capaz de dar textura e cor aos pré-fabricados de tal maneira que a técnica é realizada até hoje.

Eugene Beaudoin e Marcel Lods – Aplicaram o sistema Mopin para a construção de diversos conjuntos habitacionais em Bagneux. Estrutura portante metálica, lajes com vigas em secção U e concreto vibrado e celular.

Eugene Beaudoin, Marcel Lods, VladimirBodiansky e Jean Prouvé – Realização de uma série de obras experimentais, buscando uma nova técnica de produção que se utilizasse exclusivamente de recursos industriais (um método de construção em que a montagem no canteiro fosse isenta de acertos ou de ligações à base de concreto e argamassa fundidos no local). O Mercado e Casa do Povo, em Clichy, está para a industrialização da construção assim como aVilla Savoye está para o Movimento Moderno.

PERÍODO PÓS-GUERRA

França – política de reconstrução coerentemente orientada para o desenvolvimento de uma tecnologia para a produção em massa de habitações.

A guerra foi responsável por grande parte da destruição de moradias, assim como nada havia sido construído durante ou pouco antes do início da mesma. Além disso, o congelamento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A segunda revolução industrial
  • segunda revoluçao industrial
  • RELAÇÃO ENTRE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • Segunda revolução industrial
  • segunda revolução industrial
  • Segunda revoluçao industrial
  • Segunda Revolução Industrial
  • Segunda revoluçao industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!