Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Páginas: 10 (2442 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável


Hoje os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, pois consomem mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.

O projeto de arquitetura sustentável contesta a idéia do edifício como obra de arte e ocompreende como parte do habitat vivo , estreitamente ligado ao sítio, à sociedade, ao clima, a região e ao planeta. Se compromete a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem contudo, ser inviável economicamente.

A elaboração de um projeto de arquitetura na busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, incluindoseu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição. O caminho para a sustentabilidade não é único e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida.

Quais as Vantagens de um projeto sustentável

O projeto sustentável, por ser interdisciplinar e ter premissas mais abrangentes, garante maior cuidado com as soluções propostas, tanto do ponto devista ambiental quanto dos aspectos sociais, culturais e econômicos.

O resultado final dessa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem para seus consumidores. Quem não quer ter uma casa saudável, clara, termicamente confortável e que gaste menos água e energia?

A casa ecológica, além de beneficiar o meio ambiente, garante o bem estar de seu usuário (fazbem para a saúde, para o bolso e para o planeta.)

Já a prática da arquitetura sustentável em empreendimentos imobiliários pode ser ainda mais vantajosa, uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Esse nicho de mercado é hoje um diferencial, mas no futuro se tranformará em requisito, pois está dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida.

Os principaisbenefícios são:

redução dos custos de investimento e de operação;
imagem, diferenciação e valorização do produto;
redução dos riscos;
mais produtividade e saúde do usuário;
novas oportunidades de negócios;

Construção sustentável custa mais caro?

A adoção de soluções ambientalmente sustentáveis na construção não acarreta em um aumento de preço, principalmente quando adotadas durante as fasesde concepção do projeto. Em alguns casos, podem atéreduzir custos. Ainda que o preço de implementação de alguns sistemas ambientalmente sustentáveis em um edifício verde gere um custo cerca de 5% maior do que um edifício convencional, sua utilização pode representar uma economia de 30% de recursos, durante o uso e ocupação do imóvel.



O que é alvenaria estrutural?


Você provavelmente jásabe o que é Alvenaria Estrutural, mas talvez ainda não tinha percebido isto. É o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, o pessoal da Babilônia já construía com tijolos de barro seco ao sol, os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra, e na Idade Média foram construídas pontes e catedrais que estão de pé até hoje – e provavelmente ainda estarão por lá durantemuitos séculos. 




Alvenaria Estrutural, o primeiro passo para construções sustentáveis


A questão ambiental é uma das maiores preocupações em diversos setores da indústria brasileira, para isso empresas buscam alternativas que diminua o impacto dos efeitos nocivos ao meio ambiente.
 
A construção civil é responsável pelo consumo de entre 15 e 50% dos recursos naturais extraídos, 66%de toda a madeira extraída, 40% da energia consumida e 16% da água potável. A alvenaria estrutural é uma alternativa para construções sustentáveis, pois é um processo construtivo que não usa madeira a não ser nos acabamentos, produz o mínimo de entulho e resíduos e economiza matéria prima. “Nosso empreendimento é modulado para evitar recortes em tijolos e cerâmicas, a preocupação ambiental vem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura Sustentavel
  • arquitetura sustentavel
  • Arquitetura Sustentável
  • ARQUITETURA SUSTENTAVEL
  • Arquitetura sustentável
  • ARQUITETURA SUSTENTAVEL
  • Arquitetura sustentavel
  • Arquitetura sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!