Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino

Páginas: 17 (4017 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FICHAMENTO DO RESUMO DO ARTIGO: Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino


Introdução:
O tema sustentabilidade abrange aspectos socioeconômicos e ambientais, e para que possamos entender a arquitetura sustentável, e necessária conceituar o desenvolvimento sustentável. Segundo Blundtland Report, que afirma quedesenvolvimento sustentável e aquele que atende as necessidades do presente, sem comprometer o entendimento as necessidades de gerações futuras.
Nas décadas seguintes grandes conferencias mundial como: Rio’22 e a Rio’10, foram realizadas com intuito de rever as metas e realinhar mecanismos para o desenvolvimento sustentável, onde a preocupação e o desafio global em melhorar o nível de consumo dapopulação de classe baixa e diminuir a pegada ecológica e o impacto ambiental dos assentamentos humanos no planeta foram o grande tema e debate.
No final da década de 1980 Inicio de 1990 e as questões de sustentabilidade chegaram as agendas da arquitetura e do urbanismo internacional incisivamente, trazendo novos paradigma com destaque para o contexto europeu. A principal questão em debate estavavoltada para a vertente ambiental, tanto para as consequências de uma crise energética de dimensões mundiais como para o impacto ambiental gerado pelo consumo de energia fóssil. Já no âmbito do edifício o estudo de precedentes arquitetônicos mostra a partir da Segunda Guerra Mundial, com a ideologia de que de que a tecnologia dos sistemas prediais oferecia meios para o controle total das condiçõesambientais de qualquer edifício, o que levou a repetição da caixa de vidro e a alto consumo de energia que se estendeu por décadas seguintes tomando conta de cidades por todo o mundo.
Por tanto por um curto espaço de tempo que as condições de conforto ambiental e no consumo de energia não eram tiradas como determinantes, com isso a arquitetura bioclimáticas ganhou importância dentro do conceitode sustentabilidade. Onde a arquitetura modernista em meados de 1930 1 1960 mostrou se bioclimática das quais podem destacara o emprego de quebra-sois e cobogos*, adotados por arquiteto da época, entre eles o arquiteto brasileiro Lucio costa o qual cumpriu um pape exemplar na pratica e na educação arquitetônica, na medida em que ressaltava importância da compreensão das condições climáticas e dageometria solar para concepção de projetos.
O fato de o foco estar tão voltado para energia consumida nos sistemas de climatização e iluminação artificial terem sido tão influenciada na revisão das premissas arquitetônicas, há mais de três décadas, não significa que outras investigações e proposta não estivessem sendo feitas, outras investigação como materiais e técnicas construtivas, onde esteevolui para outros aspectos do impactos gerados pelos processos de industrialização dos materiais e a busca de sistemas prediais mais eficientes.
Historicamente o tema da arquitetura sustentável começou a ser discutidora na arquitetura dos edifícios, não deixando de lado o aspecto urbano. Atualmente as discussões e proposta abordando as questões como: estruturas morfológicas compactas,adensamento populacional, transporte publico, resíduos e reciclagem, energia, agua, diversidade e pluralidade socioeconômico, cultural e ambiental.
Entretanto conclui-se que independente da evolução e proposta apresentadas, sempre vai mudar de acordo com a vida socioeconômica onde o papel do edifício como elemento do projeto urbano e sustentabilidade da cidade. Ou seja, a arquitetura sustentável deve fazera síntese entre projeto, ambiental e tecnologia, dentro de um determinado contexto ambiental cultural e socioeconômico.

Pontos de partida para o desenvolvimento do projeto arquitetônico
Projeto Arquitetônico e Qualidade Ambiental
Considerando o desempenho ambiental o conforto e a eficiência e a sustentabilidade um projeto de um edifício deve incluir:
1. Orientação solar e aos ventos;
2....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HOTEL FAZENDA
  • Praticas de Ensino e Integração ao ambiente escolar
  • Arquitetura Sustentável
  • pratica de ensino: integração e comunidade
  • Integração das tecnologias na pratica pedagogica
  • Projetos de integração e tecnologia
  • Pratica de Ensino Integração Escola e Comunidade
  • Projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!