Arquitetura neoclássica

Páginas: 14 (3338 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

Belém
2013
Sumário
1 Introdução 3
2 Arquitetura Neoclássica 3
3 Neoclassicismo no Brasil 9
4 Urbanismo Neoclássico 12
5 Conclusão 15
6 Referências 16

Introdução
Este trabalho foi realizado para o estudo da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V, elaborado com o objetivo de conhecermos melhor sobre o movimento neoclássico naarquitetura e no urbanismo, através de pesquisas por meio de livros e textos publicados na internet sobre o assunto. Ao longo do trabalho, desenvolveremos sobre o estilo neoclássico na arquitetura e no urbanismo de vários países europeus, e também sobre de que forma o estilo se manifestou no Brasil. Antes de entrarmos no assunto, é necessária uma breve visão geral do que significou o movimentoneoclássico.
O Movimento Neoclássico, ou Neoclassicismo, foi um movimento cultural que surgiu na Europa em meados do século XVIII, que gerou uma grande influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Prosperou na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Andrea Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegandoao seu ápice em 1830.
Teve como essência os ideais Iluministas e um recuperado interesse pela cultura da Antiguidade clássica greco-romana, defendendo os fundamentos da moderação, clareza, ordem, equilíbrio e idealismo, e usando-os como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
Representou os valores próprios de uma nova e revigorada burguesia, que assumiu ocomando da Sociedade europeia após a Revolução Francesa, principalmente com o Império de Napoleão. Iremos ao longo do trabalho, apresentar as características principais e marcantes do estilo, no âmbito da arquitetura e do urbanismo.
Arquitetura Neoclássica
A transição entre o estilo barroco para o neoclássico se deu no período do iluminismo, da metade do século XVIII em diante. Diferente dorenascimento, o neoclássico buscava uma interpretação e uma triagem no classicismo antigo, sem o meramente reproduzir, onde a assimilação dessas características era usada articulada a um idealismo político. A construção de igrejas deixa de ser a tarefa mais importante da arquitetura e determinante dos estilos arquitetônicos.
Com as revoluções políticas e sociais acontecidas na França e América doNorte, o neoclassicismo foi adotado por artistas e arquitetos por associação à democracia da Grécia antiga. O homem se via, agora, diferente em relação a todas as mudanças que ocorriam. A classe burguesa e seu modo de vida ditava uma nova cultura. A produção artística, arquitetônica e das ciências (em especial as humanísticas, no contexto do Iluminismo) cresceu e novas instituições técnicas surgiram.Era muito valorizado academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes. A relação homem-natureza também havia mudado. O homem passou a ter um controle sobre a natureza que afetou suas relações culturais e sociais.
No resto da Europa, o classicismo era utilizado como uma materialização dos ideais autocráticos. Seusimbolismo democrático também mudou, na França, com a tomada de poder de Napoleão. Era usado como propaganda e, eventualmente, se tornando um maneirismo repetitivo e inanimado. A necessidade de transformar, não apenas a arquitetura, mas também as estruturas espaciais (imensas praças, ruas longas e muito largas, ladeadas por grandes edifícios neoclássicos, quase sempre destinados a funções públicas,com eixos grandiosos e claros, caracterizados pela simetria dos edifícios dominantes) em função das grandes cidades do império é o produto mais bem sucedido da arquitetura Neoclássica, segundo Wilfried Koch.
As primeiras escavações de obras da antiguidade foram realizadas e foram decisivas no surgimento do neoclassicismo. As ruínas das cidades de Roma, Atenas, Herculano e Pompéia foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura neoclássica
  • Arquitetura neoclássica
  • arquitetura neoclassica
  • ARQUITETURA NEOCLASSICA
  • Arquitetura neoclassica
  • Arquitetura Neoclássica
  • ARQUITETURA NEOCLASSICA
  • Arquitetura Neoclassica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!