Arquitetura moderna

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Tintas
Definição: No dicionário Aurélio, por exemplo, um dos significados encontrados para tinta é: substância química corante, que adere à superfície a qual se aplica e é usada para a pintura. Uma definição bem simples e didática, porém, restrita para quem pretende se aprofundar mais no assunto.
Tinta é um composto encontrado geralmente em forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicadosobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construídos.
Composição: A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos,  a combinação destes elementos define as propriedades de resistência e aspecto, tipo de aplicaçãoe custo final do produto.
Resina (veiculo não volátil):  A resina é responsável pela fixação da tinta no local onde é aplicada.  Ela é o agente aglutinante das partículas de pigmento, sendo o agente formador do filme (película na qual se converte a tinta depois de seca) outra função é de proporcionar as características físicas e químicas da mesma (dureza, flexibilidade, resistência a abrasão,adesão, secagem e cura)
OBS: Ao fazer uma comparação com o concreto, a resina em relação à tinta, tem a mesma função do aglomerante.
Aditivos: Os aditivos são responsáveis pela correção e melhoria das tintas proporcionando características especiais a estas. Os aditivos atuam na condição de produção, armazenamento, aplicação e vários outros. Existe uma variedade enorme de aditivos usados naindústria de tintas e vernizes: secantes, anti-sedimentares, niveladores, antipele, antiespumante, etc. Os aditivos têm função de estabilizar a dispersão do pigmento, aumentar a cobertura da tinta, aumentar a flexibilidade da tinta entre outras.
Solventes: São compostos orgânicos ou água que tem função de solubilizar a resina e conferir viscosidade adequada para a sua aplicação, tem importante funçãotambém, na aplicação, desempenho e durabilidade da pintura. Após a aplicação, deve evaporar deixando uma camada de filme seco sobre o substrato. (em tintas látex, a água atua como dispersante e não como solvente). Os solventes orgânicos são geralmente divididos em dois grupos: Hidrocarbonetos e oxigenados
Pigmentos : Os pigmentos são sólidos quase totalmente insolúveis, dispersos no veículo. Muitospigmentos são usados tanto em tintas à base de água como à base de solventes. Há duas categorias básicas de pigmentos: pigmentos BÁSICOS e pigmentos COLORIDOS
Pigmentos básicos são aqueles que proporcionam a brancura e as cores das tintas. Estes componentes são também a principal fonte do poder de cobertura.
Pigmento polímero esférico opaco
O pigmento polímero esférico opaco é o segundo pigmentobranco mais usado. Este pigmento é usado em conjunto com o Dióxido de titânio (TiO2) para proporcionar dispersão e espaçamento adicionais. Este pigmento pode ajudar a reduzir o custo de formulação da tinta e aprimorar certos aspectos referentes á qualidade.
Os pigmentos coloridos proporcionam cor pela absorção seletiva da luz. Os principais tipos de pigmentos coloridos são: ORGÂNICOS eINORGÂNICOS
Pigmentos orgânicos Incluem os de cores mais brilhantes, são bastante duráveis no uso em ambientes externos. Temos como exemplos de pigmentos orgânicos o azul e o amarelo.
Pigmentos inorgânicos Geralmente não são tão brilhantes quanto as cores orgânicas (cores terrosas).Os exemplos de pigmentos inorgânicos são o óxido de ferro vermelho, o óxido de ferro marrom e o óxido de ferro amarelo. OBS: Os pigmentos de cor são usados nas formas de pó seco ou líquido no preparo de tintas pré-embaladas.
Tipos de tintas: O que difere uma tinta da outra é a sua formulação, ou seja, a proporção de suas matérias primas e propriedades desejadas.
1) Preparação da superfície 2) Aplicação eventual de fundos, massas, condicionadores (selador) 3) Aplicação da tinta de acabamento
S = Substrato F =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna e pos moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura Moderna
  • Arquitetura Moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!