Arquitetura Moderna

Páginas: 8 (1771 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
Arquitetura Moderna:

1. Introdução:
A produção arquitetônica internacional do movimento moderno foi desenvolvida a partir do final do século XIX até a primeira metade do século XX.
Uma das principais características dos modernos era a rejeição dos estilos históricos do passado, representada pela repulsa ao ornamento e exemplificada pela obra de Adolf Loos, Ornamento é Crime (1908), um ensaioque critica a preocupação dos profissionais da arquitetura com o supérfluo e o superficial. Loos foi um dos pioneiros da arquitetura moderna. Precursor da nova objetividade procurou sempre a solução mais simples para seus projetos e métodos de construção, empregando apenas ocasionalmente motivos ornamentais como elementos articuladores. Apresentou uma concepção arquitetônica baseada nafuncionalidade.
Os modernos viam o ornamento como um elemento típico dos estilos históricos, incompatível com os seus conceitos. Eles estavam atrelados às ideias das vanguardas artísticas das décadas de 1910 e 1920, destacando-se aquelas que objetivavam a criação de peças e espaços abstratos e geométricos.
Dois outros aspectos do movimento moderno merecem ser mencionados: o primeiro definido pelo conceito deque “menos é mais” – “less is more”, frase cunhada pelo arquiteto Mies van der Rohe; e o segundo norteado pela ideia de que “a forma segue a função“ – “form follows function”, do arquiteto proto-moderno Louis Sullivan, também traduzida como forma é função. Segundo Sá, a funcionalidade, outro conceito bastante significativo, é utilizada por Loos para justificar a ausência de ornamentos.
Igualmentemerecem destaque as ideias da época, a industrialização, economia e a recém-descoberta noção do “design” que conferem ao arquiteto a responsabilidade pela correta e socialmente justa construção do ambiente a ser habitado. As edificações devem trazer consigo elementos de economicidade, limpeza visual e utilidade, necessários ao pragmatismo característico do movimento arquitetônico em questão.
Notocante ao pós-moderno na arquitetura, identificado cronologicamente na segunda metade do século XX, quando é possível observar uma série de novas propostas arquitetônicas, fica evidenciado o objetivo de estabelecer uma crítica à arquitetura moderna.

2. Arquitetura Moderna:

A arquitetura moderna é o termo usado para caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX.
Épossível traçar três motivações que justifi cam a origem da arquitetura moderna. Na primeira, vale considerar que o ideário arquitetônico moderno está ligado ao projeto de modernidade, há uma visão de mundo iluminista. A arquitetura realiza inovações tecnológicas que emergiram com a Revolução Industrial e com as diversas propostas urbanísticas e sociais realizadas por teóricos da época.
A segundamotivação evidencia as grandes alterações que ocorreram no século XIX no mundo, quando as artes redefi niam o seu papel na sociedade. Destacam-se nessa época os movimentos “Arts & Crafts”, “Art Nouvau” e “Art Decó”.
A partir de 1890 destaca-se, sob a liderança de William Morris, o movimento de Arts & Crafts, que valorizava a produção artesanal, recusando os princípios da produção industrial, projeta-sena defesa do artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Buscava revalorizar o trabalho manual e recuperava a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para o uso cotidiano.
Menos radical que o movimento “Arts & Crafts”, o “Art Nouveau” possuía uma atitude menos resistente à indústria, privilegiava os novos materiais do mundo moderno como o ferro, ovidro e o cimento, assim como a racionalidade das ciências e da engenharia.
No entanto, o estilo que veio com a intenção de integrar a arte, a lógica industrial e a sociedade de massa, reunindo os princípios básicos da produção em série foi o “Art Decó”, transformando-se em um estilo de massa.
A arquitetura, o mobiliário, os objetos e ilustrações realizados sob o movimento “Art Decó” se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna e pos moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura Moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!