Arquitetura moderna

Páginas: 39 (9581 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
ARQUITETURA MODERNA E PÓS-MODERNA:
MUDANÇA DE PARADIGMA
Gabriel Franco
Renata Fraga
Ana Maria de Souza Martins Farias

RESUMO
Este artigo pretende introduzir uma análise, ainda que breve, das tendências arquitetônicas do século XX reconhecidas como movimento moderno e pós-moderno. São apresentadas as características desses movimentos, considerando um recorte histórico de seu processo,seus expoentes e obras produzidas a partir das concepções que se inserem no contexto artístico e cultural do movimento moderno e do pós-moderno. É importante também destacar que a pluralidade e a diversidade são características fundamentais da pós-modernidade. Para tanto, evolução, construção e realidade técnica das referidas tendências, objetos da pesquisa e fundamentação teórica da análise eestudos foram aliados à apresentação de imagens representativas dos dados colhidos a partir da pesquisa e da análise de informações imprescindíveis ao trabalho. Assim foi possível discutir as diversas tendências da arquitetura no final do século XX e início do século XXI.
PALAVRAS-CHAVE
Arquitetura moderna, arquitetura pós-moderna, diversidade.

1. INTRODUÇÃO
A produção arquitetônica internacionaldo movimento moderno foi desenvolvida a partir do final do século XIX até a primeira metade do século XX. Uma das principais características dos modernos era a rejeição dos estilos históricos do passado, representada pela repulsa ao ornamento e exemplificada pela obra de Adolf Loos, Ornamento é Crime (1908), um ensaio que critica a preocupação dos profissionais da arquitetura com o supérfulo e osuperficial (SÁ, 2005, p.83). Loos foi um dos pioneiros da arquitetura moderna. Precursor da nova objetividade procurou sempre a solução mais simples para seus projetos e métodos de construção, empregando apenas ocasionalmente motivos ornamentais como elementos articuladores. Apresentou uma concepção arquitetônica baseada na funcionalidade. Suas obras mais célebres e importantes são a moradia Steiner(1910) e a moradia de Michaelplatz (1910-1911), em Viena, e a residência Tzara, em Paris.
Os modernos viam o ornamento como um elemento típico dos estilos históricos, incompatível com os seus conceitos. Eles estavam atrelados às ideias das vanguardas artísticas das décadas de 1910 e 1920, destacando-se aquelas que objetivavam a criação de peças e espaços abstratos e geométricos. Dois outros aspectosdo movimento moderno merecem menção: o primeiro definido pelo conceito de que “menos é mais” – “lessis more”, frase cunhada pelo arquiteto Mies van der Rohe; e o segundo norteado pela ideia de que “a forma segue a função“ – “form ollows function”, do arquiteto proto-moderno Louis Sullivan, também traduzida como forma é função. Segundo Sá (2005, p. 86), a funcionalidade, outro conceito bastantesignificativo, é utilizada por Loos para justificar a ausência de ornamentos.
Igualmente merecem destaque as ideias da época, a industrialização, economia e a recém-descoberta noção do “design” que conferem ao arquiteto a responsabilidade pela correta e socialmente justa construção do ambiente a ser habitado. As edificações devem trazer consigo elementos de economicidade, limpeza visual e utilidade,necessários ao pragmatismo característico do movimento arquitetônico em questão. No tocante ao pós-moderno na arquitetura, identificado cronologicamente na segunda metade do século XX, quando é possível observar uma série de novas propostas arquitetônicas, fica evidenciado o objetivo de estabelecer uma crítica à arquitetura moderna.
Para SANTOS (1987) o pós-moderno é o nome aplicado às mudançasocorridas nas ciências e nas artes, em sociedades avançadas, como Estados Unidos, Inglaterra Itália. Esse movimento surge no final dos anos cinquenta nas artes e na computação com o início da criação da cultura virtual, expandindo-se na década de 1960 com o movimento “Pop-art”. Na década de 1970, cresce através da filosofia, como crítica à cultura ocidental e alastra-se discutindo o modo de vida da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna e pos moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura Moderna
  • Arquitetura Moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!