Arquitetura Fluxograma setoriza o PN para projeto

363 palavras 2 páginas
ARQUITETURA
SETORIZAÇÃO, FLUXOGRAMA E
PROGRAMA DE NECESSIDADES PARA
PROJETO
INSTITUIÇÃO: UNIASSELVI – ASSEVIM
CURSO:
ENGENHARIA CIVIL – ECV 15
ACADÊMICOS: DICKSON S. ROSA FILHO
MAICON REINERT
PROFESSORA: VIVIANY ALBUQUERQUE
MATÉRIA:
ARQUITETURA

PROGRAMA DE NECESSIDADES (PN)




O programa de necessidades é a relação entre espaços e funções, aspectos psicológicos e estéticos, ou seja uma reunião das necessidades funcionais e sociais dos usuários desse ambiente a ser projetado, que deverão dar uma direção para o projeto arquitetônico.
Pode-se dizer um PN é o conjunto sistematizado das necessidades para um determinado uso de um imóvel, área e/ou construção. PROGRAMA DE NECESSIDADES (PN)




O PN é usado nas fazes iniciais do projeto a fim de nortear as decisões a serem tomadas, é ele um dos principais determinantes do projeto, ao lado do partido, das restrições legais e do sítio.
Com o PN bem desenvolvido, estudado e trabalho pode-se chegar a um nível total da eficácia do projeto. Podendo assim cumprir todas as metas do cliente.

PROGRAMA DE NECESSIDADES (PN)

SETORIZAÇÃO E FLUXOGRAMA PARA PROJETOS






O fluxograma pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada o acesso e o trânsito possíveis entre os cômodos de um imóvel.
Pode ser feito diretamente sobre a planta ou ser concebido a partir de uma abstração. Neles são destacadas as circulações.
Quando produzido em cores, o fluxograma também poderá evidenciar a setorização.

SETORIZAÇÃO E FLUXOGRAMA PARA PROJETOS

SETORIZAÇÃO E FLUXOGRAMA PARA PROJETOS

SETORIZAÇÃO E FLUXOGRAMA PARA PROJETOS




Trata-se de um esquema, que pode ser ou estar na própria planta em que serão destacados os grupos formados por elementos que possuam alguma afinidade.
Em uma planta de residência, poderiam ser destacados, os setores íntimos dos setores de convívio social, por exemplo.
Para uma boa setorização de uma planta é

Relacionados