arquitetura exerciceos

857 palavras 4 páginas
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL- DISCIPLINA: METODOLOGIA O TRABALHO ACADÊMICO – PROF ANTONIO CARLOS C VIEIRA – 1o SEMESTRE DE 2014
LISTA DE EXERCÍCIOS - ESTUDO PARA A NP1
1-Para os textos abaixo, elaborar esquemas e resumos:
a) Utilizando as palavras dos textos;
b) Utilizando palavras do texto e suas palavras, ou somente as suas palavras, mas sem alterar as idéias principais
Obs.: Utilize a apresentação e o exercício de resumo visto em aula, e o material enviado (“Capítulo 2- Técnicas..” )
TEXTO 1:
Segundo DANTAS(1999), a engenharia de avaliações é um ramo da engenharia que agrupa um vasto conjunto de conhecimentos de engenharia e de arquitetura, além de outras ciências naturais, exatas e sociais e tem como objetivo determinar o valor de um bem, de seus direitos, frutos e custos de reprodução. Além de tudo, permite também determinar o valor de compra ou venda de imóveis, financiamentos hipotecários na compra ou construção de um imóvel, estudos econômicos e financeiros de um projeto de investimento, cálculos de indenização por expropriação e a determinação do valor para efeitos fiscais. A engenharia de avaliações é de grande interesse para os diversos agentes do mercado imobiliário, tais como: imobiliárias, bancos de crédito imobiliário, compradores ou vendedores de imóveis, e ainda para empresas seguradoras, o poder judiciário, os fundos de pensão, os incorporadores, os construtores, as prefeituras, investidores, etc.

As avaliações devem ser realizadas como base em técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da aplicação de metodologia apropriada. A sua aplicação adequada exige, além dos conhecimentos necessários para elaboração do trabalho, dedicação, segurança, reserva, consciência, senso de justiça, ética profissional, isenção, competência, senso crítico, investigação, observação e criatividade.

TEXTO 2:
O mercado imobiliário possui grande importância para a economia do país,

Relacionados