Arquitetura De Portugal PROJETO EXPOMETA 2 06

2883 palavras 12 páginas
PROJETO EXPOMETA
2014

APRESENTAÇÃO

Este descritivo, parte integrante do projeto que será apresentado no Expometa 2014, do Colégio META, Unidade I, será direcionado para se fazer conhecer de maneira simples e sucinta as particularidades e curiosidades da Arquitetura Portuguesa e sua influência no Brasil e na Paraíba.

OBJETIVO

Contribuir para o conhecimento e projeção da Arquitetura
Portuguesa entre publico interno e externo no evento EXPOMETA de forma ilustrativa e fácil e seus reflexos influências em diversos setores do cotidiano do Estado Brasileiro e do Estado Paraibano.

“Das manifestações do saber humano é, sem dúvida, a arquitetura a que mais perpassa o tempo, com marcas típicas a cada época, identificáveis no contexto geohistórico e cultural dos povos”. historiador Vilson Francisco de Farias, “De Portugal ao Sul do Brasil”

JUSTIFICATIVA

A construção portuguesa carrega uma enorme referência para o polo arquitetônico cultural mundial e principalmente brasileiro, consequentemente, para o Estado. Afinal, nosso primogênito em colonização na era 1500 trouxe ao Brasil o primeiro legado relevante da arquitetura registrada como arquitetura colonial brasileira , hoje preservadas em cidades como Ouro Preto, Diamantina, São Luiz do Maranhão, entre outras. A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA É DE INFLUENCIA PORTUGUESA, com adaptações ao clima tropical!

Para inspiração ao mundo Portugal se destaca com os projetos como: Gare do Oriente em Lisboa, o Estado AXA em Braga e a Casa da Musica no Porto, O Pavilhão Atlântico em Lisboa.

No Brasil as obras do arquiteto Oscar Niemayer se inspiraram em Le Corbusier - Arquiteto da corrente modernista portuguesa

Desde 1º de Janeiro de 2014 Brasil e Portugal mantêm acordo internacional de Arquitetura e Urbanismo para promover o intercâmbio de conhecimento e a colaboração entre os dois países.

A arquitetura colonial são as raízes a nossa arquitetura; o provedor arquitetônico desse legado é

Relacionados