Arquitetura de computadores

Páginas: 16 (3968 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Estrutura Cliente Servidor

O modelo de estrutura cliente/servidor foi criado tendo como base a descentralização dos dados e recursos de processamento, em oposição ao modelo centralizado ultilizado na época em que o Mainframe dominava absoluto.

(Imagem)


Na estrutura Cliente/Servidor, conforme indicado na figura, em uma rede de computadores, existem uma ou mais máquinas que atuam comoSERVIDORES, disponibilizando recursos para demais máquinas, as quais atuam como CLIENTES.

(imagem)

Como visto na figura, temos Servidores para Arquivos, Banco de Dados, e outras funções, tais como: servidores de impressão, servidores Web, etc.

(Meus slides Explicando cada um)

Com os servidores e estações de trabalho em ambientes empresariais médios ou grandes temos os (Centro deProcessamento de Dados). O CPD – hoje mais conhecido como Datacenter– é utilizado para acolher dados organizacionais, componentes de hardware e servidores.

(imagem)

Atualmente os datacenters possuem racks que abrigam os servidores. O racks são “armários” onde os servidores são encaixados. Nessa estrutura um servidor não é um computador (que possui gabinete, monitor, mouse, teclado, etc.) e sim umaunidade menor que abriga processador, memória, placa de rede, entre outros componentes.

(imagem)

http://blog.segr.com.br/arquitetura-de-servidores-blade/
http://www.nsredes.com.br/htm/produtos/servidores.php
http://www.unlu.edu.ar/~tyr/tyr/TYR-anterior/Fundamentos_da_%20Arquitetura_Cliente-Servidor.pdfhttp://www.gestaodinamica.com.br/suporte-em-informatica/administracao-de-servidores-e-bancos-de-dados.html
http://www.brasilescola.com/informatica/internet.htm
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas
https://sites.google.com/site/sitesrecord/definicoes-da-internet



Rede de computadores e Internet – parte II

Conceito
A Internet é uma gigantesca rede interligando milhares de computadores em todo o mundo,trocando informações e oferecendo serviços (Lindeberg Barros de Sousa, Redes de Computadores, pag. 445).
No Brasil a Internet foi implantada comercialmente em 1995, através de Norma no. 004 do Ministério das Telecomunicações, que regula o uso dos meios da rede pública de telecomunicações para o provimento e utilização de serviços de conexão à Internet.
A Norma no. 004 do Ministério dasTelecomunicações, define Internet como: "nome genérico que designa conjunto de redes, ou meios de transmissão e comutação, roteadores, equipamentos e protocolos necessários à comunicação entre computadores, bem como o software e os dados contidos nestes computadores".
Pela definição da Norma no. 004 e dos conceitos apresentados à diante devemos considerar a Internet, como o meio de acesso, comunicação etransmissão de dados entre duas pessoas ou duas empresas, caracterizando-se como um meio de comunicação e não um local onde as pessoas se encontram e batem papo.
A Internet não é a única forma de circular dados entre computadores, existem outras formas tais como: sistema de transmissão por troncos de rádio microondas, Via Satélite e por meio de Cabos de Fibra Ótica, mas geralmente estes são sistemasusados por grandes empresas, a Internet, é o meio mais usual do consumidor final.


Conceitos de redes
Rede de computadores é um sistema de comunicação que conecta dois
ou mais computadores fisicamente por cabo, fibra óptica, sinal de rádio ou
outro dispositivo de conexão, utilizando um protocolo de comunicação com
o objetivo de compartilhar recursos como documentos, sistemas, banco dedados, impressoras, planilhas, acesso à internet, entre outros.

Intranet
Intranet é uma rede com todas as caractericicas já mencionadas


Evolução

No final de Outubro de 1957 ocorreu um evento que iria mudar o mundo. A União Soviética lançou com sucesso o primeiro satélite na órbita da Terra. Chamado “Sputnik 1”, ele chocou o planeta – especialmente os Estados Unidos, que tinha seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de Computadores
  • arquitetura de computadores
  • Arquiteturas de computador
  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de computador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!