Arquitetura de Computadores

Páginas: 17 (4025 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
Arquitetura RISC e CISC

Fazendo um resumo geral dessas arquiteturas podemos permite definir que:
A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel (386, 486); suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador comum Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.

CISC

Os processadores de arquitetura CISC, podem executar uma quantidade grande de tarefas mais complexas, resultando em uma versatilidade muito grande.
Os processadoresbaseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma micro programação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua micro programação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware (asinstruções contidas no microcódigo do processador). Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.
Examinando do ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem da arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagemde máquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.
Porém a complexidade de execução da arquitetura CISC torna inviável a sua comercialização e desenvolvimento, além dissoa performance quando comparada à arquitetura RISC, como a impossibilidade de alteração nas instruções visando uma melhora de performance.

RISC

Os processadores de arquitetura RISC executam apenas algumas poucas simples instruções, por isso são chips, mais simples e baratos. Uma outra vantagem desse tipo de arquitetura, é que, por terem um número de circuitos menor possibilita o trabalho doprocessador com clocks mais altos, tornando capaz de executar processos com muito mais rapidez. Assim, em conjunto com um software adequado, estes processadores são capazes de desempenhar todas as funções de um processador CISC, compensando as suas limitações com uma velocidade maior de operação.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido não tem micro-programação,as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Como característica, esta arquitetura, além de não ter microcódigo, tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo nível de complexidade.
Evolução dos tipos de memória (RAM)

Random Access Memory (RAM) É uma memória volátil, ou seja, quando o computador é desligado todos os dados são perdidos. A RAM é usada para armazenar dadostemporários de um programa, fazendo com que a performance ao executar os processos seja alta.
Existem dois tipos de memória RAM

- Static RAM (SRAM)

Mantêm dados enquanto existe energia alimentando a memória. Seu processamento é rápido, possui pouco espaço de armazenamento e seu custo é elevado. São usadas em chips de cache.

-Dynamic RAM (DRAM)

Precisa ser continuamente controlada peloprocessador de forma automática para manter os dados fixos, sua capacidade de armazenamento é maior, porém o acesso às informações é mais lento, e seu custo mais baixo.

Memória EDO

EDO é a sigla para (Extend Data Out). É um tipo de memória que permite ao processador acessar um endereço de memória ao mesmo tempo em que está ainda fornecendo dados de uma solicitação anterior. Esse método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de Computadores
  • arquitetura de computadores
  • Arquiteturas de computador
  • Arquitetura de computadores
  • Arquitetura de computador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!