Arquitetura de brasilia

Páginas: 14 (3435 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
Os mais importantes monumentos de Brasília foram erguidos no Eixo Monumental, com destaque para a Praça dos Três Poderes, tendo como centro a Estação Rodoviária. Impossível, porém, não incluir no circuito um ou outro ponto mais distante, seja por causa de sua história ou porque são muito visitados, como o Templo da Boa Vontade, a Feira dos Importados, a sede do Ministério Público, do SuperiorTribunal de Justiça e a Ponte JK, premiada internacionalmente como a ponte mais bonita do mundo, um novíssimo point da cidade.
nternacionalmente como a
iada e a ideia de nae, deixando algum vestigio Conhecimento básico para quem chega são algumas designações características da cidade. Candango é o operário que construiu Brasília, vindo de todos os cantos do País, figura imortalizada naescultura de 8 metros de altura denominada. Os candangos, de autoria de Bruno Giorgio. Está em frente do parlatório do Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes. O observador atento perceberá um detalhe que faz parte do cotidiano dos pioneiros e moradores de Brasília: a falta de fiação elétrica nas ruas, toda subterrânea, pelo menos nos principais logradouros. Pioneiro é quem chegou nos primeirosanos após a inauguração.

Esplanada dos Ministérios
Com seus 17 prédios, é apresentada como a “primeira classe” do avião, como corriqueiramente se compara o Plano Piloto. Ao cruzar as largas avenidas do Eixo Monumental, pode-se constatar a harmonia da distribuição. Um lugar excelente para conferir isso é o alto da Torre de TV.

Teatro nacional

Sua forma é a de uma pirâmide truncada oupirâmide sem ápice, característica da arquitetura asteca; e a fachada, uma composição de cubos e retângulos de autoria de Athos Bulcão. Possui três salas de espetáculos (Martins Pena,Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno) e muitas obras de arte.
Foi inaugurado em 1981, como parte dos festejos do 21º aniversário da cidade.
O hall abriga as esculturas Contorcionista, de Alfredo Ceschiatti, e O pássaro,de Marianne Peretti. O teatro possui 3.608 vidros nas fachadas leste e oeste.

Para a elaboração do projeto, Oscar Niemeyer teve e colaboração do pintor, cenógrafo e técnico de teatro, o italiano Aldo Calvo.


Palácio do Itamaraty
Outro cartão-postal de Brasília, guarda um fabuloso acervo de obras de arte e fica em posição oposta ao Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, naEsplanada. É a sede do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Palácio dos Arcos.
O conjunto que abriga o Ministério das Relações Exteriores, compreende três prédios, com uma área construída total aproximada de 75.000 m2. O Palácio propriamente dito tem a forma quadrada

em planta, com 84m x 84m e altura total de 17,56m, sendo 4,27m no subsolo, situando-se na pista Sul do EixoMonumental, denominada Via S1.O prédio é valorizado pelas quatro fachadas principais, com linhas de pilares cuja função é dar a impressão de que a caixa de vidro das fachadas mais internas é independente da cobertura, fato que na verdade não ocorre.
As fachadas são todas em concreto aparente, cada uma constituída por linhas de 15 pilares, distantes 6,00m entre si, com um fecho superior de cadadois pilares em arcos ligados à cobertura. No lago que circunda o prédio está o Meteoro, escultura de Bruno Giorgio, formada por cinco blocos de mármore que correspondem aos cinco continentes. Além dos jardins, numerosas obras de arte valorizam o bom gosto da decoração, que opta pelo contraste entre o antigo e o contemporâneo moderno.
Palácio da Justiça


Sua fachada possui arcos quesustentam lajes curvas de onde saem cortinas d’água, chamadas pelo povo de “lágrimas de cassados”, numa referência ao período da ditadura, que alijou da vida pública políticos e líderes de classe. Possui uma área construída de 23 mil m², com forma de um quadrado regular, abrigando cinco pavimentos e subsolo.

Em 1985, o prédio teve que passar por uma reforma na fachada para que fosse adequado ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catedral De Brasilia Arquitetura
  • História, Arquitetura e Geografia de Brasilia
  • Banner: arquitetura moderna em brasília
  • Brasilia
  • BRASILIA
  • brasilia
  • Brasilia
  • Brasilia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!