ARQUITETURA DAS ECOLAS NO SÉCULO XXI- Primeiras escolas Construídas no Brasil

784 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO: História- 1fase
DISCIPLINA: História da Educação
PROF.: Dr. Marli de Oliveira Costa
ACADÊMICA: MONIQUE DE CÁSSIA DIAS RIBEIRO
FICHA DE LEITURA
BALTAR, Francisca Maria Tereza dos Reis. Arquitetura das escolas no século XIX- Primeiras Escolas Construídas no Brasil. In_____.História da Educação/ ASPHE/ Associação Sul - rio grandese de pesquisadores em História da Educação. Pelotas-RS: Editora da UFPel, 2001. p.54-84.
ARQUITETURA DAS ECOLAS NO SÉCULO XXI-
Primeiras escolas Construídas no Brasil
O artigo da professora de educação artística Francisca Maria Tereza dos Reis Baltar aborda as características dos prédios projetados para a vida escola no século XIX. Esclarece, de forma especifica, o espaço ocupado por tais construções, as preocupações com o aproveitamento da luz solar, a localização dos patos, escadas e latrinas (banheiros). O texto cita os Programas Arquitetônicos de Escola da França, que foram referência no Brasil, alem de enfatizar os projetos e reformas realizadas pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, autor de grande numero de edifícios no estado do Rio de Janeiro, capital do Império no citado século.

Programas Arquitetônicos
No século XIX, a funcionalidade era o principal aspecto da arquitetura e as questões praticas a chave dos projetos, o que levou a que se chegasse a padrões ideais para os seus diversos usos – os programas arquitetônicos então desenvolvidos. (p.54)

Foram selecionados exemplos de interesse para as escolas construídas no Rio de Janeiro Imperial e colocadas cronologicamente, alternando os diversos tipos de construção – escolas laicas ou religiosas, de meninos e meninas, rurais ou urbanas, secundarias -, demonstrando as modificações ocorridas, exigidas pelo constante progresso que fazia com que os programas se transformassem. (p.55)

Precisamos ressaltar que, durante quase todo o século XIX, não se misturavam alunos dos dois sexos em hipótese

Relacionados

  • Salve nois
    55218 palavras | 221 páginas
  • pedagogia
    55551 palavras | 223 páginas
  • dinamica populacional
    72419 palavras | 290 páginas