arquitetura da sociedade industrial

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015

Nome: Robert Owen Nascimento: 14 de maio de 1771Falecimento: 17 de novembro de 1858 País: País de GalesBiografia: Robert Owen é o primeiro e o mais significativo dentre os reformistas utópicos. Era autodidata, negociante, afortunado industrial e homem político. Começou a trabalhar cedo como auxiliar de alfaiate e vendo a realidade na fábrica de fios, de sua propriedade, na Escócia, percebeu que a maioria das pessoas trabalhavam e viviam em péssimas condições. Em 1799 tornou-se sócio daempresa New Lanark, transformando-a em uma fábrica-modelo. Desenvolve uma teoria em que a indústria e agricultura devem caminhar juntas. Introduziu maquinário moderno, reduziu horas de trabalho, deu salários mais elevados, assim oferecendo uma vida digna para seus trabalhadores, assim como também construiu próximo às fábricas uma escola primária e uma creche, a primeira da Inglaterra.Características: Robert Owen cria a proposta de “aldeia de harmonia e de cooperação”, uma pequena comunidade restrita para os operários da sua fábrica. Esse modelo de convivência ideal possui terras para serem cultivadas em uma parte pelas famílias e outra para o comércio, criando um ambiente auto-suficiente. Essa proposta tinha restrições para funcionar, havia um número máximo de habitantes, era obrigatória aextensão de terra para o cultivo e havia deveres da comunidade para com as autoridades locais e centrais.

Imagem:


Nome: Charles Fourier Nascimento: 7 de abril de 1772Falecimento: 10 de outubro de 1837 País: FrançaBiografia: Charles Fourier, contemporâneo de Owen, foi filósofo e economista político francês. Filho de um comerciante de tecidos trabalhou como comerciante, mas acabou falindo. Idealizador das hipotéticas comunidades denominadas falanstérios, compostas por 400 famílias. A base de sua inspiração está nos phalanstères, edifícios coletivosconstruídos para no máximo 1620 pessoas, onde lá, a vida e tudo eram coletivizadas. Fourier argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres.

Características: Charles Fourier acredita que a humanidade deve estar agrupada por comunidades, assim idealiza um modelo de comunidade chamada Falange. A diferença de Fourier para Owen era que o francês não concede aos habitantes dofalanstério alojamentos separados, a vida seria desenvolvida como um grande hotel, os idosos ficariam no térreo, crianças no mezanino e adultos nos andares superiores. Todos beneficiados de aparelhamentos coletivos e instalações centrais. Preocupa-se em oferecer status aos moradores do falanstério, além da forma da construção lembrar o palácio de Versalhes, com o objetivo de atrair pessoas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura industrial
  • Sociedade indústrial
  • Sociedade industrial
  • Sociedade industrial
  • Sociedade Industrial
  • A sociedade industrial
  • A Sociedade Industrial
  • “As megatendências” Da sociedade industrial para a sociedade da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!