Arquitetura - Corredor Cultural

Páginas: 16 (3981 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A cidade, palco por excelência da modernidade, instiga, desafia e torna-se um objeto fascinante de estudo para quem se debruça sobre suas questões. Em seus espaços públicos, semipúblicos e privados a vida em sociedade se desenvolve, fazendo da cidade um cenário nada indiferente para a vida de seu cidadão. Por outro lado, toda intervenção que altera esse cenário pode afetardiretamente seus usos e apropriações, fazendo com que esses espaços permaneçam constantemente num “equilíbrio instável”. As constantes transformações urbanas com conseqüente destruição dos marcos da tradição e do passado se tornaram uma marca das cidades modernas. Atualmente, os processos de revitalização discutidos e implantados nas cidades em todo o mundo trazem à tona os impactos da transformação urbanapara seus habitantes. É uma “nova” cidade que se apresenta, que em alguns casos, têm efeitos muitas vezes perversos para as pessoas diretamente envolvidas.
O olhar do profissional de arquitetura e urbanismo, muito voltado para a intervenção e a transformação física do espaço, se desloca para um olhar voltado a quem utiliza, se apropria e vivencia os espaços. Para isso, o trabalho de campo foidesenvolvido em uma área do centro histórico de Belo Horizonte, conhecida como Baixo Centro. Nas duas últimas décadas, o Baixo Centro passou por intervenções urbanas inseridas em um programa de revitalização da Área Central da cidade. Esse processo de revitalização foi conduzido pelo poder público municipal com a adesão de algumas entidades privadas e proporcionou transformações físicas naregião, alterando, em parte, seu uso e se fortalecendo como palco de manifestações culturais diversas.

CORREDOR CULTURAL
O Corredor Cultural Estação das Artes é uma proposta da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte que tem como objetivo “mudar o visual e fortalecer a vocação artística da região central da cidade. Um levantamento preliminar da Fundação identificou mais de 20equipamentos e instituições ligadas à área. Inicialmente, o corredor vai abranger desde a Avenida dos Andradas, na altura da Rua Varginha, no Bairro Floresta, até as proximidades do Parque Municipal, além da Rua Sapucaí. A requalificação vai incluir o melhoria dos passeios, iluminação e a sinalização dos prédios e monumentos, além da restauração da antiga hospedaria, na Rua Aarão Reis, futura sede da EscolaLivre de Artes”. O projeto orçado em R$ 21,8 milhões deverá ser bancado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas que reserva recursos para a capital.


IMPACTOS DO BRT NA AVENIDA SANTOS DUMONT
BRT MOVE HIPERCENTRO:

1,3 quilômetro. Na Área Central, as estações de transferência do BRT MOVE estarão localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont que serãotransformadas em áreas exclusivas do BRT MOVE. Custo de construção: R$ 1,06 bilhão.
Além dos impactos financeiros, podemos listar transtornos ambientais, no trânsito, no comércio e na vida das pessoas. “Se uma obra estava prevista para durar três meses e dura seis, dobra o tempo de incômodos gerados à sociedade, que sofre com os ruídos, poeira, engarrafamento e demais problemas. Isso tudo só ocorrepor falta de planejamento”, afirma Maurício.
Diariamente cerca de 28.500 veículos passam pela avenida, somente no horário de maior movimento. Com a interdição da Avenida Paraná, 84 linhas de ônibus deixarão de circular no local, o que significa uma perda diária de cerca de 10 mil passageiros e possíveis consumidores. Sabemos que intervenções deste porte que geram grandes benefícios, também trazemtranstornos, por causa da dificuldade de acesso dos consumidores aos estabelecimentos, dos tapumes que escondem as lojas e de possíveis roubos, furtos e arrombamentos, dentre outros fatores. 






PRAÇA DA ESTAÇÃO

Quando publicou um decreto que proibia eventos de qualquer natureza na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação, em 2009, a prefeitura não esperava que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corredor cultural
  • corredor cultural
  • A PERSISTÊNCIA DA SUBUTILIZAÇÃO DO CORREDOR CULTURAL.
  • Resenha do corredor cultural
  • ITAÚ CULTURAL (ARQUITETURA)
  • Origens Culturais da Arquitetura
  • Arquitetura
  • A história da arquitetura brasileira e a preservação do patrimônio cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!