Arquitetura- Cidades Planejadas

Páginas: 11 (2612 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014





Palmas
A cidade Projetada






Universidade Estácio de Sá
Arquitetura e Urbanismo
Professor: Paulo





Resumo
A cidade de Palmas foi criada no ano de 1989, pós-concretização da criação do Estado do Tocantins no dia 5 de outubro de 1988. A construção da cidade foi baseada em um plano Modernista. Por meio de uma leitura sobre a sua ocupação possibilitou dividirmos aformação do centro de Palmas em duas fases: a primeira de cidade canteiro de obra, onde, o centro principal localizava-se em um bairro chamado de Taquaralto, a 16 km da área planejada para ser o centro principal. A segunda fase foi chamada de cidade consolidada, onde, o centro comercial estruturou-se na área projetada do centro de Palmas, possibilitando uma centralidade da mesma na rede urbanaregional.























Introdução
O Estado do Tocantins foi criado a partir da divisão do Estado de Goiás no ano de 1988. Pós-concretização do clamor popular do Norte Goiano em ter conquistado a criação do Tocantins, a cidade de Palmas foi criada na porção central deste Estado.
Cidades como Araguaína, Gurupi e Porto Nacional lutaram para ser a capital doTocantins, mas por decisão das autoridades da época, a capital do Estado deveria ser construída em umas fazendas na Depressão Tocantins. Norteou a construção da cidade um plano urbanístico “inventado” rapidamente, uma nova cidade planejada com um estilo “pós-moderno” em seu projeto, ou um modelo conservador aos moldes do projeto desenvolvimentista de Brasília.
O local escolhido para a construção dacidade foi o centro do Estado do Tocantins, no município de Porto Nacional. Uma localização justificada pelo isolamento que essa região sofria desde a crise econômica da produção do ouro, área que vinha tendo baixa ocupação de suas terras.
Pensar em uma nova capital passou a exigir um projeto de cidade que tivesse o papel de irradiar um novo tempo, transmitido nos discursos do então governador. Oobjetivo mais importante desse processo estava direcionado para a formação de um mercado consumidor e produtor, capaz de viabilizar um parque industrial no Tocantins.

















A História de Palmas

A pedra fundamental de Palmas foi lançada no dia 20 de maio de 1989, dando início à construção da última cidade planejada do século. Com território desmembrado do antigomunicípio goiano de Taquarussu, que passou a fazer parte, como distrito, do município de Palmas, junto com Taquaralto e do Município Porto Nacional. A capital definitiva do Estado do Tocantins foi instalada no dia 1º de janeiro de 1990 e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade.
O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarcade São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paranã. O grande número de palmeiras, espécie nativa da região, foi outro fator que influenciou na escolha do nome. 
O projeto da capital foi encomendado ao escritório “Grupo Quatro” de Goiânia, sob coordenação dos arquitetos Luis Fernando Cruvinel e Walfredo Antunes deOliveira Filho, com a previsão de abrigar inicialmente 300.000 habitantes, podendo chegar a 1,2 milhões de habitantes. O partido urbanístico de Palmas, que se estrutura sobre a proposta de um sistema viário hierarquizado e orientado pelos pontos cardeais junto a elementos paisagísticos relevantes – a serra do Lajeado a leste, e o rio Tocantins a oeste, ambos em paralelo ao sítio plano destinado à cidade– que por sua vez, setorizam quadras organizadas segundo os usos, além de generosas áreas de preservação ambiental junto aos córregos que descem da serra em direção ao rio, acrescentando-se ainda a determinação de algumas diretrizes de planejamento da ocupação do espaço urbano futuro, voltadas para o controle da expansão e otimização dos custos relativos à implantação da infraestrutura.
Vale...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cidades planejadas
  • Cidades Planejadas
  • Cidades Planejadas
  • Cidade planejada
  • Cidade planejada e cidade espontânea
  • Cidades planejadas
  • Cidades Planejadas
  • Cidades planejadas ARACAJU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!