Arquitetura barroca no brail

951 palavras 4 páginas
O estilo Barroco chegou ao Brasil no século XVIII, 100 anos depois de seu surgimento na Europa e permanece até as duas primeiras décadas do século XIX.
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero Em território brasileiro o barroco sofre influências portuguesas, francesas, italianas e espanholas. As caracteristicas do estilo são:
A presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos) anjos meninos, e riqueza de detalhes. O movimento barroco no Brasil tem seu ápice artístico a partir de 1760 com a variação do rococó do barroco mineiro.
Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel na arte colonial,desenvolveu uma arquitetura religiosa sóbria e muitas vezes monumental, traços de gosto europeu eram reconhecidos nas fachas e plantas retilíneas de grande simplicidade ornamental.
O barroco se proliferou sobretudo no nordeste e no sudeste do país,porém a primeira manifestação de seus traços misturado ao gótico e romãnico é encontrado na arte missionária dos Sete Povos das Missões no Rio Grande do Sul. Antiga igreja de São Miguel das Missões - RS.

No século XVII, manifestações de espírito barroco são vistas no resto do país, presentes em fachadas e frontões. Construída entre 1633 e 1691 a Igreja e Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, possuí talha barroca dourada em ouro em estilo português com motivos folheares, multidão de anjinhos e passaros, sendo este um ambiente barroco em uma arquitetura clássica. Interior da igreja

Relacionados

  • Barroco
    7379 palavras | 30 páginas
  • As Artes Plásticas no Período Barroco e no Modernismo e a Ética da Psicanálise
    23996 palavras | 96 páginas