Arquitetura 32x64 Bits

828 palavras 4 páginas
32-bit vs. 64-bit
Antes de tudo, vamos relembrar algo básico: o que é um bit? Os computadores funcionam com um sistema numérico binário. Isso significa que o computador lida apenas com sequências de 1 e 0, e esses dígitos (1 ou 0) são os bits.
Então chegamos ao valor de bits de um processador. Na sua forma mais simples, trata-se de quantos bits ele usa para os seus endereços de memória. Isto significa que, em um computador de 32 bits, o endereço de uma posição na memória tem 32 bits; em um computador de 64 bits, utilizam-se 64 bits.
Então, sabendo disso, pode-se calcular a quantidade máxima possível de memória com a qual um processador pode interagir. Um processador 32-bit pode ver – ou “endereçar” – 2^32 posições de memória diferentes. Isso significa 4 GB de memória. (A quantidade real de memória possível também depende de outros fatores, mas vamos simplificar.)
Dito isso, podemos inferir que um sistema de 64 bits pode endereçar 2^64 posições de memória diferentes, ou cerca de 16.000 petabytes. Essa é uma quantidade gigantesca de memória a mais.
No nível mais simples, isso é o que significa 32 vs. 64 bits: a capacidade de lidar com mais memória. Nós ainda não sabemos o quanto de memória o novo iPhone tem, mas isso provavelmente não mudou – deve ser 1 GB. É quase certo que ele não terá uma quantidade de RAM que exija um processador de 64 bits. Assim, a vantagem do novo processador A7 não tem nada a ver com a memória (talvez o acesso à memória RAM seja mais rápido, mas isso é outra história).

Bits e processamento
Para ver a real vantagem que essa nova arquitetura representa, você precisa entender como uma
CPU funciona. Processadores contêm pequenos baldes de memória, chamados registradores, para carregar dados e usá-los. A CPU não pode operar diretamente sobre os dados armazenados na sua memória RAM: ele tem que “puxá-los” para dentro.
Na maioria dos casos, o processador escolhe o tamanho de cada registro com base no tamanho dos seus

Relacionados