Arquitetua etrusca

1651 palavras 7 páginas
ARQUITETURA ETRUSCA

Era um povo composto por diversos povos que viveram na atual Itália na região a sul do rio Arno e a norte do Tibre, equivalente à atual Toscana, Lácio e a Úmbria.
Desconhece-se ao certo quando os Etruscos se instalaram aí, mas foi provavelmente entre os anos 1.200 e 700 a.C.. Nos tempos antigos, o historiador Heródoto acreditava que os Etruscos eram originários da Ásia Menor, mas outros escritores posteriores consideram-nos italianos.
A sua língua, que utilizava um alfabeto semelhante ao grego, era diferente de todas as outras e ainda não foi decifrada, e a religião era diferente tanto da grega como da romana.

A Etrúria era composta por uma dúzia de cidades-estados, cidades altamente civilizadas que tiveram grande influência sobre os Romanos. Os últimos três reis de Roma, antes da criação da república em 509 a.C., eram etruscos. Verificaram-se prolongadas lutas entre a Etrúria e Roma, terminando com a vitória desta última nos anos 200 a.C..

Na realidade, os etruscos foram bons administradores e eficientes homens de negócios, capazes de fabricar produtos de alto nível técnico, embora talvez não reunissem as condições necessárias para se manter no poder.
O certo é que, além do ferro, algumas cidades manufaturavam objetos de bronze, tradição que veio do Oriente. Nelas também se plantava trigo e se produziam vinho e azeite de oliva, coisas que aprenderam com os gregos; sem dizer que viviam um apogeu no cultivo de cereais.
Além disso, tinham grande produção artesanal de barcos, cordas, velame para navios.
Os etruscos foram um povo comerciante, nomeadamente marítimo, embora também terrestre; mantinham relações comerciais com os Fenícios, Gregos, Cartagineses, Latinos.

Os etruscos eram muito dados a práticas religiosas, que consistiam sobretudo, em oráculos para conhecer os desígnios dos deuses.
O deus supremo Tinia constituía com Uni (Juno) e Minrva (Minerva) a tríade que integrava o conselho divino. As cidades-estado etruscas

Relacionados