Arquitetos do renascimento

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Os arquitetos do Renascimento
Filipo Brunelleschi (1377 – 1446) – Foi o primeiro arquiteto a estudar com profundidade a arquitetura antiga buscando medir monumentos rigorosamente e procurandométodos para transpor as relações métricas para o papel.
Através de seus estudos desenvolveu a perspectiva linear, que consiste num processo geométrico de projetar o espaço numa superfície plana. Suaprincipal característica é o ponto de fuga, para onde seguem séries de linhas paralelas. Essa descoberta de Brunelleschi foi mais científica que artística e ganhou grande importância entre os artistas,pois era objetiva e racional. A perspectiva matemática tornou possível a representação de um espaço tridimensional numa superfície plana, fazendo com que todas as medidas permanecessem medíveis. Assim,tornava-se possível reconstruir a planta de um edifício a partir do seu desenho em perspectiva.
Por meio de seus estudos e utilizando-se de criatividade e destreza, Brunelleschi combinou os elementosclássicos sem quebrar o ritmo, introduzindo um novo tipo de abóbada cuja superfície curva era formada pela parte superior de uma cúpula de raio igual a metade da diagonal do compartimento quadrado naqual seria sobreposta. Seus arcos assentavam sobre colunas nas paredes externas evidenciando os contornos ou juntas das unidades. Evitando as arestas e nervuras, Brunelleschi criou uma abóbada “de umasó peça” simples e geometricamente regular que fez de cada trama, uma unidade distinta. Com o ressurgimento das formas e proporções clássicas, Brunelleschi transformou a linguagem arquitetônica daépoca num sistema estável, preciso e baseado em estudos científicos.
Brunelleschi fez seu aprendizado como ourives, porém, foi atraído pela arquitetura, tornando-se engenheiro e projetista de edifícios.Em sua arquitetura existem diferenças entre o aspecto da engenharia e a utilização da ornamentação clássica.
Sua primeira grande obra foi a construção da cúpula da Catedral de Florença, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquiteto
  • arquiteto
  • Arquiteto
  • Arquitetos
  • arquiteto
  • Arquiteto
  • Arquiteto
  • Arquitetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!