Arquiteto S rgio Bernardes

542 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ITHALO RUAN SANTOS LIMA

ARQUITETO SÉRGIO BERNARDES

ARACAJU
2015

ITHALO RUAN SANTOS LIMA

Pesquisa apresentada como parte da nota da
ME na Primeira Unidade, pela disciplina de
Projeto de Arquitetura e Urbanismo I, ministrada pelo Professor: Murilo Lacerda, no 1 semestre de 2015.

ARACAJU
2015
Vida profissional
Sérgio Bernardes cursou arquitetura na universidade do Brasil atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve sua graduação em 1948. Trabalhou com Lucio Costa e Oscar Niemeyer no inicio da carreira, foi autor de obras representativas como o projeto do pavilhão brasileiro na Feira Mundial na Bélgica, dentre outras obras. Também concebeu um grande número de projetos encomendados por órgãos públicos, no entanto destacou-se por seus projetos residenciais. Foi vencedor de algumas bienais como a de Veneza em 1964. O último projeto no qual ele esteve envolvido antes da sua morte em 2002, foi na recuperação do Pavilhão de São Cristóvão, projetado por ele em 1958.

Casa Lota de Macedo Soares
Projetada em 1951, a residência destaca-se por sua singularidade no panorama arquitetônico brasileiro. Em estrutura e telhas metálicas, muito leves, era vedada por pedra bruta, vidro e tijolo. A cobertura original era em sapê, resultando numa mistura de materiais inusitada para a modernidade arquitetônica da época.
A casa localiza-se no alto de um terreno pedregoso, com topografia acidentada, densa vegetação nativa e um pequeno riacho. A planta adapta-se à topografia do terreno e preserva ao máximo a vegetação. O perímetro resultante é irregular e o volume aditivo.
A Casa Lota de Macedo Soares, com forma e espacialidade modernas, foi a grande pioneira no uso de estrutura metálica no país. A ela, o arquiteto agregou materiais tradicionais, deixando claro que modernidade e tradição são, não apenas compatíveis, mas capazes de

Relacionados

  • Modernismo
    22492 palavras | 90 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas