ARQUITETA

Páginas: 17 (4154 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
1. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO MINICÍPIO – CARACTERÍSTICAS

O diagnóstico inicial da área servirá para caracterizar os fatores ambientais

1.1 Hidrografia


1.1.1 Bacia Hidrográfica

A bacia hidrográfica é a área ocupada por um rio principal e todos os seus tributários, cujos limites consistem as vertentes, que por sua vez limitam outras bacias. No Brasil, a predominância do clima úmidopropicia uma rede hidrográfica numerosa e formada por rios com grande volume de água.


As bacias hidrográficas brasileiras são formadas a partir de três grandes divisores:
Planalto Brasileiro
Planalto das Guianas
Cordilheira dos Andes



Figura 1. Mapa Bacias hidrográficas Brasileiras.




Ressaltam-se oito grandes bacias hidrográficas existentes no território brasileiro; a doRio Amazonas, do Rio Tocantins, do Atlântico Sul, trechos Norte e Nordeste, do Rio São Francisco, as do Atlântico Sul, trecho Leste, a do Rio Paraná, a do Rio Paraguai e as do Atlântico Sul, trecho Sudeste.

A área objeto de estudo está inserida na Bacia Hidrográfica Atlântico Sul-Sudeste. Esta é entrecortada pelos Rios Ribeira do Iguape, Itajaí, Tubarão e Jacuí (que se denomina Guaíba em PortoAlegre).







Figura 2. Bacia do Atlântico Sul.


1.2 Microbacia Hidrográfica

Uma Microbacia Hidrográfica é uma área geográfica denominada por divisores de águas (espigões), drenada por um córrego, para onde escorre a água da chuva.

1.3. Microbacia do Rio Itapocú

Localiza-se no Estado de Santa Catarina entre as longitudes 49° 37' e 49° 45' W e latitudes 26° 12' e 26° 47'S. Com uma área de drenagem de 2.930 km2, tem como principal rio o Itapocú, cujos afluentes prioritários são os rios Jaraguá, Piraí, Novo e Itapocuzinho.

Segundo SEDUMA (1997), a bacia do no Itapocú e seus afluentes principais não apresentam problema mais sério de poluição. Dessa forma, de acordo com a Portaria Estadual 24/79, o Itapocú e seus principais afluentes, quanto ao uso, encontram-seclassificadas nas Classes 1 e 2 (uso para abastecimento doméstico, para irrigação e para recreação de contato primário).




Foto 1. Bacia do Rio Itapocú

2. Ecossistemas

A temperatura, a freqüência das chuvas, a altitude, a proximidade do oceano e a composição do solo determinam as variações de vegetação que definem os diferentes ecossistemas que constituem a Mata Atlântica.
Certosanimais têm adaptações para viverem em apenas um desses ecossistemas, isto é, num ambiente com determinadas características. A diversidade biológica (biodiversidade) de todos os ecossistemas ou em apenas um deles é considerável.

Esses ecossistemas recebem denominações como: Floresta Ombrófila Densa, Floresta de Araucária ou Ombrófila mista, Campos de Altitude, Restingas e Manguezais. Na regiãonorte de Santa Catarina ocorrem todos estes ecossistemas.



2.1 Mata Atlântica

A Mata Atlântica corresponde a uma estreita faixa de florestas ao longo da costa brasileira, estende-se desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
Considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Mata Atlântica protege e regula o fluxo dos mananciais hídricos que abastecem as principaismetrópoles do País e centenas de cidades, controla o clima local, garante a fertilidade do solo e a extraordinária beleza de suas paisagens, sobretudo nas regiões da serra do Mar, é um forte atrativo para atividades de ecoturismo.

Suas florestas exibem uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, muitos deles endêmicos, isto é, que existem apenas neste ecossistema. Infelizmente estasespécies da flora e fauna encontram-se sob constante ameaça de extinção.
Conhecido nacional e internacionalmente por suas belíssimas paisagens e pela rica biodiversidade, este ecossistema é considerado, hoje, um dos mais ameaçados.



Figura 3. Mapa da cobertura Vegetal Brasileira.
2.2 Floresta Ombrófila Densa

Floresta grandiosa e heterogênea, de solo bem drenado e com grande fertilidade, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquiteta
  • Arquiteta
  • arquiteta
  • Arquiteta
  • Arquiteta
  • Arquiteta
  • Arquiteta
  • Arquiteta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!