Arquitectura

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
A presente recensão refere-se ao capitulo 20 do livro de Arquitectura Moderna de Kenneth Frampton, que narra a época entre 1928 e 1946.
Neste capitulo o autor descreve a procura utópica do arquitecto Le Corbusier, em busca da cidade estruturada, dando importância à relação entre o homem e o objecto, criando espaços mais funcionalistas, económicos e ergonómicos. Descrevendo o estudo de LeCorbusier para a “Ville Radieuse”, a sua procura em estruturar a habitação na cidade da “civilização da era da máquina”.
Numa primeira abordagem Kenneth Frampton refere um texto de Le Corbusier (Vers une architecture, 1923), o arquitecto descreve a necessidade do ser humano em assegurar a casa “Abrigo” como necessidade básica, referindo a inquietação da sociedade com a revolução, a construção de umanova cidade, deixando de parte as classes sociais e criando uma nova resposta para a habitação.
Cita a importância do concurso em 1927, a liga das Nações que procura os princípios para uma nova recriação da arquitectura, da estética e da engenharia, dando a Le Corbusier o ênfase à sua ideologia da cidade.
Refere a “Cité Mondiale” e o Salon d’Automme que em 1928 vêm ao encontro dessas utopias, ondejá tinham sido abordadas anteriormente pelo artista Amédée Ozenfant e por Le Corbusier, juntos produziram as ideias purista lançadas no livro “Après le cubisme”. Alegam que a relação do homem com o objecto deve ser íntima, pois o seu resultado será funcional e ergonómico, onde Kenneth Frampton refere que quando se cria essa relação, “ergonómico da estética do Engenheiro” (pág. 215), deixa de serarquitectura, pois esta deve abster-se dessa ligação para a sua criação.
Esta Utopia está relacionada com a industrialização, onde surgiu a necessidade de dar uma nova abordagem à construção. Os elementos passam a ser produzidos em série com uma justificação mais racionalista para a elaboração da “casa”.
O autor relata algumas ideias de Le Courbusier na sua jornada da procura da cidaderadiante, tais como a “Immeuble-Villa”, a casa em bloco perimetral, o arquitecto abandona essa utopia, devido a industrialização referida anteriormente, passando a desenvolver o seu projecto, a Ville Radieuse, onde as moradias passam a ser alinhadas em faixas contínuas. Inspirado no projecto de Eugène Hènard na “Boulevard à Redans” (figura 1) de 1903, a construção tem uma linguagem de fortificação com asua fachada regular e recta.
Fig. 1 Fig. 2
O autor vai descrevendo ao longo deste capitulo a visão de Le Corbusier para a Ville Radieuse que tem em conta o aspecto económico, derivado da industrialização, mas também tem uma intenção de transformação e recriação do espaço pelo seu usuário, projectando espaços pequenos (“a unidade VR otimizava cada centímetro”) quese pudessem converter em vários ambientes, com paredes amovíveis, áreas que poderiam ser de repouso à noite, de dia de lazer e nas zonas de cozinha e casa de banho o arquitecto projecta espaços muito pequenos, a sua criação muito ergonómica, mas com problemas acústicos devido à redução dos espaços e das suas metamorfoses.
A certa altura, Kenneth Fampton destaca alguma importância ao contacto deCorbusier com “os protótipos de moradias russas da OSA” e com a cidade de N. A. Milyutin, estes dois conceitos são mais tarde implementados no trabalho do arquitecto. Visível nos seus projectos tais como a Unité d’Habitation e na Cité Industrielle.
Na procura da conceção utópica da Ville-Radieuse, Corbusier vai alterando as suas ideias ao ser confrontado com vários protótipos. Umas dessasalterações sucedem-se em 1931, juntamente com Jeanneret, criam faixas (zonas) para cada utilidade, tais como uma para a educação, outra para a área comercial e também para os transportes, os hotéis e embaixadas, as habitações, os espaços verdes, a industria leve, os armazéns e industria pesada, representadas na figura 2.
As utopias da Villa Radieuse de Le Corbusier contribuíram para a conclusão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura
  • ARquitectura
  • arquitectura
  • Arquitectura
  • Arquitectura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!